HOME
MGITECH

Robustez No artigo de hoje vamos apresentar as características que qualificam um equipamento como robusto e as maneiras e testes de se medir a sua robustez.

Como o próprio nome já diz, um equipamento robusto é aquele projetado e construído para suportar condições e eventos adversos em um ambiente de trabalho hostil.

A robustez é muito mais que apenas seu material externo, seu projeto e componentes internos também são muito importantes. Mas como medir a robustez de um equipamento? Existem testes que visam classificar os dois pontos importantes da robustez de um dispositivo, a resistência do mesmo contra impactos mecânicos e a selagem contra substâncias que podem prejudicar seu funcionamento.

Para mensurar a resistência a impactos uma das regulamentações mais usadas é a MIL -STD-810, criada pelo exército dos EUA, já que os primeiros equipamentos a serem considerados robustos na historia foram desenvolvidos para suportar as condições do ambiente de guerra. 

Os testes de resistência a queda, são feitos colocando o mesmo sobre um apoio de madeira na altura desejada da certificação e soltando em diversas posições diferentes buscando simular situações reais de queda. Geralmente esse tipo de certificação é feita para equipamentos com mobilidade, como coletores de dados, tablets e notebooks, por serem aparelhos sujeitos a quedas e choques acidentais.

Na hora de comparar devemos tomar cuidado, pois alguns fabricantes usam testes na mesma altura, mas com a queda em materiais diferentes, como o carpete por exemplo, por isso a importância de avaliarmos todos os equipamentos na mesma base.

Na prática isso não quer dizer que um equipamento que resista a 1,20m de queda no concreto, sempre que cair, não irá quebrar, significa que ele é resistente e normalmente quedas dessa altura não irão prejudicar seu funcionamento.

Outro ponto é que dificilmente um dispositivo robusto utilizado por um ser humano cairá de alturas superiores a 1,20m, então por que adquirir um dispositivo com resistência a 1,80m? Porque quanto maior a altura, o aparelho resistirá a mais quedas. Por isso, quando for definir o quão resistente um equipamento deve ser para sua operação, leve em conta o nível dos seus colaboradores, quais as chances de quedas acidentais e choques em matérias duros.

Veja abaixo o vídeo do teste de quedas do tablet Motion J3500:


Falando agora em selagem de um equipamento, temos como a certificação mais conhecida a IP (Ingress Protection), antes apenas utilizada em produtos para indústria, mas agora já vemos alguns produtos para o consumidor final com essa classificação. Essa classificação mede o nível de vedação da entrada de água e poeira no equipamento, algumas vezes o mesmo nem é algum dispositivo eletrônico, como é o caso de caixas de proteção.

A classificação IP possui 3 números, sendo o primeiro o índice de vedação contra água, o segundo contra poeira e o terceiro contra impactos mecânicos, esse último quase nunca é utilizado pelos fabricantes. Abaixo temos a tabela explicando o valor para proteção contra água e pó.

Na maioria dos casos um produto IP54 atenderá uma operação em ambiente agressivo normal, como uma indústria, trabalho em campo ou armazém. Sobre a selagem contra pó, partir para um equipamento com vedação 6 só se faz necessário em locais com muita suspensão de partículas, como uma mina por exemplo. Já sobre a vedação contra água a selagem 4 atende a operações sob contato baixo com líquido, então sugiro partir para um equipamento com classificação acima quando o mesmo ficar muito exposto a chuvas ou trabalhar em um ambiente marítimo como um porto. Abaixo temos um vídeo do Motion C5v embaixo de chuva.

Algo muito interessante para ajudar a proteger seu equipamento é a utilização de capas, além de muitas vezes tornarem o dispositivo mais ergonômico também protegem contra quedas, poeira, água e desgastes da utilização do dia a dia. 

Primeiro dígito IP -  Proteção contra pó

0 Nenhuma proteção especial
1 Protegido contra objetos sólidos até 50 mm, por exemplo, toque acidental pelas mãos de pessoas.
2 Proteção contra objetos sólidos até 12 mm, por exemplo, dedos pessoas.
3 Proteção contra objetos sólidos mais de 2,5 mm (ferramentas e fios).
4 Proteção contra objetos sólidos com mais de 1 mm (ferramentas, fios).
5 Proteção parcial contra entrada de poeira  (sem depósito prejudicial na maioria dos ambientes).
6 Totalmente protegido contra poeira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo dígito IP - Proteção contra líquidos

 0 Nenhuma proteção.
 1 Proteção contra gotas caindo verticalmente, por exemplo, água de condensação.
 2 Proteção contra sprays diretos de água até 15º da vertical.
 3 Proteção contra sprays direto de água até 60 ° da vertical.
 4 Proteção contra respingos de água de todas as direções.
 5 Proteção contra esguichos de água de todas as direções.
 6 Proteção contra jatos de água.
 7 Proteção contra imersão entre 15 cm e 1 m.
 8 Proteção contra longos períodos de imersão sob pressão.















 

webinar tablet pcs

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado