HOME
MGITECH

Quem empreende ou atua no setor de varejo sabe que é necessário realizar diversos processos fundamentais para garantir uma gestão eficiente do negócio e seu bom desempenho. Entre eles estão o controle do estoque e das entradas e saídas de produtos na loja, o que pode ser feito com o auxílio de tecnologias e soluções de identificação, como o leitor de código de barras.

O mercado disponibiliza diversos equipamentos para essas e outras finalidades. Na mesma medida em que isso ajuda as empresas, pode acabar confundindo quem está iniciando na área ou quer fazer a troca de equipamentos defasados por outros mais modernos e eficientes.

Independentemente do caso, se você tem dúvidas de como escolher um leitor de código de barras para a sua loja, acompanhe o nosso post, pois vamos te dar dicas de como tomar uma decisão assertiva!

Quais aspectos considerar antes de investir em um leitor de código de barras?

No momento em que se pesquisa sobre as opções de equipamentos disponíveis no mercado, surgem várias alternativas, as quais, mesmo parecendo similares, possuem características que as tornam mais indicadas a cada tipo de demanda. 

Por esse e outros motivos, confira alguns fatores importantes para avaliar antes de adquirir uma solução para sua loja:

Verifique os tipos de códigos de barras que serão lidos

O primeiro passo para saber em que tipo de equipamento investir é verificar os tipos de códigos de barras a serem lidos. Ou seja, se é QR Code, infravermelho, 1D ou 2D, por exemplo. 

Avalie para quais atividades será utilizado

Outro ponto importante a se levar em conta são as tarefas nas quais o leitor de código de barras será utilizado, como estoque, reposição de produtos, controle de entradas e saídas ou caixa. 

Nesse sentido, é imprescindível observar também qual será o tempo diário de uso do equipamento, o que aponta a necessidade de estar ou não conectado à tomada, entre outros detalhes. 

Considere o ambiente

Cada leitor de código de barras é desenvolvido para tipos específicos de ambientes. Ou seja, enquanto alguns são projetados para estarem no ponto de venda, outros podem ser utilizados sem riscos de extravio em espaços como depósitos e armazéns, onde existam poeira e alta temperatura. 

Portanto, antes de comprar um equipamento considere essa questão, de forma a evitar prejuízos e arrependimentos. 

Além das dicas citadas, outro fator relevante é observar se os equipamentos se integram com os sistemas legados atualmente utilizados pela loja, o que otimiza investimentos e a operação, traz agilidade, e contribui com melhores resultados.

Esperamos que o nosso conteúdo tenha sido útil para você. A MGITECH disponibiliza leitores de código de barras voltados para as diversas demandas do varejo, apoiando a escolha do melhor equipamento pelos varejistas e a gestão das tecnologias ao longo do tempo.

Para saber mais, entre em contato com um de nossos consultores.

Envie um comentário

Topicos

Mantenha-se Atualizado