Uma frase comum no varejo é “o que a comunicação promete, o ponto de venda entrega”. Por isso, a gestão do que acontece no PDV deve ser considerada pela indústria como um aspecto estratégico de seu negócio. Pouco adianta investir em publicidade, gerar interesse pelo seu produto e, no momento da verdade no PDV, o cliente não encontrar o produto na prateleira e então comprar o do concorrente.
Além disso, como a maior parte das decisões de compra dos produtos é tomada quando o consumidor está dentro da loja, é preciso garantir que todo o plano desenvolvido pelas áreas de Marketing e Comercial será efetivamente entregue. No atual momento da economia, com vendas em queda e consumidor menos disposto a ir às compras, torna-se ainda mais importante ser eficiente em cada ação desenvolvida.
Nesse cenário, cresce a importância de utilizar ferramentas tecnológicas que melhorem a gestão e aumentem a produtividade das equipes de campo. Medir, monitorar e garantir uma comunicação rápida com quem está na ponta, frente a frente com o cliente, pode fazer uma grande diferença nos resultados. A tecnologia traz oportunidades interessantes para que as empresas ganhem competitividade e sejam mais produtivas.
Um dos maiores desafios para os gestores da indústria sempre foi a comunicação com os profissionais de campo, como representantes de vendas ou trade marketing.
Em alguns segmentos, como o farmacêutico, o uso de dispositivos móveis para a gestão das atividades das equipes de campo ganhou espaço há bastante tempo, mesmo antes da revolução dos smartphones e do aumento de eficiência trazido pela conectividade. Hoje, equipar a equipe de campo com celulares ou tablets com um aplicativo dedicado à gestão das ações no PDV não é mais um luxo, e sim uma ferramenta valiosa para trazer agilidade e eficiência, permitindo que o trabalho seja realizado com redução de gastos e otimização do tempo.
O objetivo do uso desse tipo de ferramenta é criar uma linha de comunicação contínua com os representantes, permitindo que o gestor possa visualizar a equipe, direcionar tarefas, dar suporte em caso de dúvida e tomar decisões em tempo real. Como o tempo em que a equipe de trade marketing está longe do PDV é um tempo em que vendas não são geradas, é importante garantir que os profissionais possam, de qualquer lugar onde estejam, otimizar tarefas como:
- roteirização das visitas aos PDVs
- validação das negociações de espaço em loja
- coleta de dados e auditoria dos PDVs
- pesquisa de preços e monitoramento da concorrência
- captura e auditoria de materiais de PDV e conquista de espaço em loja
- transmissão de informações sobre ações promocionais da concorrência
- validação dos estoques e transmissão das informações sobre ruptura de estoque
- acompanhar seu desempenho e o quanto falta para alcançar as metas estabelecidas
Colocar tecnologia literalmente nas mãos da equipe de trade marketing é uma estratégia segura para melhorar seus resultados, aumentar a motivação da equipe e gerar clientes mais satisfeitos com a performance de sua equipe de campo.
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