Diante do cenário desafiador no setor varejista, conhecer as tendências e o desejo do consumidor é primordial para proporcionar uma boa experiência de compra e, com isso, tornar-se uma marca capaz de fidelizar o cliente.
Dentre esses anseios destaca-se o autoatendimento. A solução é utilizada há um bom tempo em países desenvolvidos e chegou ao Brasil com a aprovação de um grande número de consumidores.
Isso é o que mostra o estudo do Cisco Customer Experience Report, em que 65% dos brasileiros se disseram interessados em soluções de autoatendimento. Esse é, inclusive, um número maior do que a média mundial, onde 52% das pessoas esperam contar com o recurso.
Uma outra pesquisa, realizada pela Croma Solutions Marketing, que contou com o apoio de empresas como Coca-Cola e Carrefour, trouxe um panorama das tecnologias apontadas pelo consumidor brasileiro que serão úteis no momento da compra: aplicativos (58%), autoatendimento (56%), novos meios de pagamento (57%) e visualização 3D (44%).
Como o autoatendimento transforma a experiência de compra do cliente
Como você viu, é uma expectativa de boa parte dos consumidores contar com uma experiência de compra baseada no autoatendimento. E, em uma realidade em que o cliente deve ser o foco de todas as estratégias, é fundamental que o varejo se adeque.
Essa vontade dos brasileiros certamente não se dá à toa. Ao contar com uma série de soluções voltadas para um atendimento inteligente, há diversos benefícios tanto para quem realiza as compras quanto para os negócios como um todo. Veja alguns deles:
Redução de custos
Para as empresas, uma das grandes vantagens é a economia. Por mais que, ao implementar os recursos os investimentos aumentem em um primeiro momento, em pouco tempo a demanda por novos funcionários vai reduzindo, assim como as despesas fixas mensais.
Além disso, as soluções reduzem o fluxo de contatos manuais, diminuindo a necessidade de canais de relacionamento tradicionais, como telefone e chats, já que são capazes de resolver diversas necessidades dos clientes por si só.
Atendimento 24 horas
O consumidor moderno é imediatista e espera ter seus desejos atendidos prontamente. Nesse aspecto, os terminais de autoatendimento podem ser muito úteis, já que oferecem um atendimento contínuo, independentemente de horários e sem a necessidade de funcionários presentes.
Redução de filas
A partir de sistemas de autoatendimento, como equipamentos móveis, quiosques e sistemas integrados e embarcados em PDVs, a experiência de compra do consumidor se torna mais agradável também em função da agilidade. Por meio de soluções como essas há uma redução significativa no tempo de espera em filas, que se reflete na satisfação dos clientes.
A partir de terminais instalados em lojas, restaurantes, supermercados e outros diversos setores do mercado varejista, é possível que o cliente escolha os produtos que satisfaçam as suas necessidades e finalize as suas compras com total autonomia, evitando possíveis transtornos e demoras.
Praticidade
Ao incluir soluções de autoatendimento em pontos de vendas, automaticamente os processos se tornam mais práticos e eficientes. Isso porque os recursos se utilizam de uma linguagem clara, direta e simples, facilitando a prestação de serviços e aumentando a velocidade em que dúvidas são solucionadas.
Para o varejo, a estratégia demonstra preocupação em permitir maior autonomia ao cliente e melhoria nos serviços. Consequentemente, a marca proporciona maior satisfação e, com isso, consegue fidelizar um número cada vez maior de consumidores.
Deste modo, as tecnologias voltadas para o autoatendimento são uma das tendências obrigatórias a serem seguidas por empresas que querem oferecer uma ótima experiência de compra e, assim, aumentar a lucratividade.
Para auxiliar o setor varejista a implementar recursos que otimizem os processos e tornem os clientes cada vez mais satisfeitos, a MGITECH conta com diversas soluções digitais para oferecer ótimas percepções, com máximo controle das operações e maior agilidade e precisão nas decisões.
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