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uso de tablets ajuda a vender maisO ambiente de varejo está cada vez menos restrito à loja física. Os consumidores entram em contato com marcas e produtos a partir de qualquer dispositivo móvel e navegam com flexibilidade entre diferentes tecnologias e momentos de consumo.

As lojas, porém, ainda estão, na maioria dos casos, presas aos modelos de negócios pré-internet, em que os clientes precisavam ir aos pontos de venda para se informar e consumir.

O fato é que hoje os clientes não precisam ir às lojas nem para se informar, nem para consumir. Por isso, eles desejam que suas interações com o ponto de venda sejam experiências memoráveis ou então sejam repletas de praticidade e eficiência.

O mesmo grau de conveniência encontrado em uma compra pelo computador ou pelo celular, mas dentro da loja.

Essa mudança de comportamento faz com que as lojas precisem mudar em cinco grandes vetores:

1) Acesso em tempo real à informação: se pela internet o consumidor consegue saber, instantaneamente, se um determinado produto está disponível, ele passa a esperar que o varejista tenha o mesmo grau de conhecimento e controle sobre o estoque de suas lojas.

2) Compras por autosserviço: o consumidor não quer ser obrigado a lidar com o vendedor. Computadores disponíveis no piso de vendas podem oferecer a informação que ele deseja, ao mesmo tempo em que libera os vendedores para atender outros clientes.

3) Vendas baseadas em conhecimento: o foco muda do produto para o cliente. As equipes de venda precisam saber identificar o tipo de consumidor que está à sua frente e que tipo de solução é mais adequada a ele. O uso de tecnologia oferece respostas a essa demanda.

4) O cliente define a interação: os clientes que definem a forma de relacionamento com as marcas e, assim, o varejo precisa estar preparado para lidar com canais como email, telefone, WhatsApp e até mesmo pessoalmente. Cada vendedor precisa ser capaz de multiplicar suas possibilidades de contato.

5) Experiências pessoais: ninguém gosta de ser mais um na multidão. Experiências de compra personalizadas, que façam o cliente se sentir único, serão cada vez mais valorizadas.

O uso de tablets pelas equipes das lojas é uma solução tecnicamente possível e financeiramente viável para essas cinco tendências de comportamento:

1)  O uso de um tablet permite que o vendedor consulte, a qualquer momento, a posição de estoque de determinado produto.

2)  Para os clientes que não querem interação humana, instalar terminais touch screen no PDV passa a ser uma solução rápida e barata para atendê-los.

3)  O tablet passa a ser um assistente, contendo todas as informações importantes para ajudar o vendedor a fechar a venda. Em categorias com produtos de venda mais técnica, esse apoio ganha ainda mais importância.

4) Tablets permitem que o vendedor se mantenha no piso de vendas e ganhe produtividade ao desenvolver várias tarefas ao mesmo tempo. O fato de ele estar na loja não o impede de interagir com clientes online.

5)  Os quatro itens acima propiciam uma experiência individualizada, que está centrada na relação humana, mas é potencializada pelo uso da tecnologia.

Este é um bom momento para incluir a mobilidade dos tablets na experiência oferecida pela sua equipe de vendas dentro da loja. Aproveite!

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