No passado os smartphones eram vistos como produtos para o consumidor e as empresas recomendaram que seus funcionários dedicados a dispositivos móveis B2B melhorassem sua produtividade e eficiência. No entanto, conforme os smartphones e aplicativos B2B ficaram mais sofisticados, empresas gradualmente adotaram a política de trazer seu próprio aparelho “bring your own device” (BYOD) encorajando os funcionários a usarem seus smartphones pessoais para exercer funções do trabalho.
Diferente dos smartphones, acreditamos que a tecnologia wearable vai enfrentar uma aceitação mais rápida no espaço B2B, uma vez que oferecem algo que as empresas buscam por anos nos dispositivos móveis: acesso a dados e maior funcionalidade hands-free.
Um recente documento oficial publicado pelo IDG e Samsung Business, intitulado Wearables Make Their Move to the Enterprise, destaca uma gama de casos potenciais B2B com o uso de tecnologias wearable – desde habilidade de conectar-se com e-mail, calendários e contatos até aplicações desenvolvidos para treinamentos, colaboração e notificações em tempo real.
A demanda por essa tecnologia tem crescido. Em uma recente pesquisa da PwC, 77% dos entrevistados viram benefícios nos dispositivos wearable para aumentar a eficiência de trabalho; e 70% dos participantes esperam que seus funcionários permitam o uso dessas tecnologias no trabalho.
Como vamos atender essa demanda?
Segundo o último IDC ConsumerScape 360, a Samsung Electronics é uma das empresas mais confiáveis no mercado de wearables. E por meio da alavancagem em nosso crescente portfolio que inclui o Gear S, Gear Circle, Gear Fit e Gear VR, estamos trabalhando ativamente no sentido de realizar a promessa da tecnologia wearable no espaço B2B, integrando seus produtos, soluções e serviços direcionados a específicas verticais de mercado incluindo saúde, educação, serviços financeiros, varejo/hotel, logística, transporte e governo.
Embora a tecnologia wearable ainda esteja em estágio inicial, vemos um tremendo potencial. Aqui estão alguns exemplos hipotéticos de como isso pode ser empregado em diversos produtos e soluções Samsung:
- Funcionários de hotel poderiam usar a tecnologia wearable para ajustar manualmente o termostato inteligente de um quarto ou enviar uma lista de atrações locais a uma impressora ligada à rede. Enquanto isso, funcionários da cozinha poderiam usar seus dispositivos wearable para conectar refrigeradores inteligentes e ver o inventário completo dos ingredientes disponíveis.
- Professores de ensino médio poderiam usar a tecnologia wearable para controlar e ligar remotamente um equipamento de audiovisual em uma sala de aula ou auditório, e ainda selecionar e pré-programar as configurações de iluminação de uma apresentação. O aprendizado também vai além das salas de aula: com tecnologias como códigos de QR e realidade aumentada, os wearables podem alcançar campos de nova dimensão.
- Pessoas de vendas e varejo poderiam usar os dispositivos wearable para se conectar e controlar produtos de sinalização digital, o que lhes permite mudar e atualizar instantaneamente displays promocionais, encontrar mapas de lojas ou imagens de produtos específicos no inventário de acordo com o pedido de um cliente.
- Enfermeiros e cuidadores podem alavancar sensores vitais em wearables usados pelos pacientes a fim de monitorar sua condição vital, ver tratamentos médicos, programas de exercício, locais de hospitais e qualquer situação de emergência. Pacientes também poderiam receber notificações por mensagem a respeito de suas consultas ou check-ups.
- Funcionários de logística – muitos já utilizam os dispositivos wearable da Samsung para ajudar a conduzir inventários, classificar pacotes e atualizar informações de remessa – poderiam usar esses dispositivos para destravar portas de segurança, permitir acesso para as entregas, interagir com sistemas automatizados de armazenamento, ajustar temperatura e fluxo de ar em um ambiente de armazenamento inteligente.
Existem muitas potenciais e promissoras aplicações dos dispositivos wearable no espaço B2B. Os exemplos acima são apenas a ponta do iceberg. Utilizando a tecnologia wearable no espaço B2B, nós da Samsung esperamos introduzir uma nova geração de produtos B2B, serviços e soluções que vão levar produtividade e eficiência a um novo patamar.
Envie um comentário