HOME
MGITECH

blog_mgitech_imagem_24A maioria das empresas utiliza equipamentos de TI com performance apenas regular, e a premissa é de que devem extrair o máximo de seus dispositivos, mantendo-os em funcionamento pelo maior tempo possível.

Essa prática é mais comum em pequenas e médias empresas, onde a necessidade de se fazer mais com menos é uma constante junto a concorrência e os altos e baixos da economia.

No entanto, um programa de gestão dos ativos de TI prova ser mais eficaz para se obter economia e eficiência do que o conceito arraigado de segurar as finanças e trabalhar apenas com os equipamentos existentes.

Vamos entender os motivos dessa afirmação:

Gestão de ativos no mercado moderno

Em uma boa fase, o balanço positivo e margens interessantes de lucro mascaram  possibilidades de otimização ainda maiores.

Se uma empresa obtém um lucro razoável, geralmente não há uma grande preocupação em como se pode alcançar taxas excelentes de eficiência.

Os números positivos causam uma “acomodação”, como se não houvesse mais alternativas para melhorar e otimizar custos. É como o ditado; “não se mexe em time que está ganhando.”

Entretanto, quando os tempos ficam difíceis, a concorrência aumenta e as margens se espremem, os investimentos são paralisados, as aquisições congeladas e a palavra de ordem é fazer o máximo com o que se tem. E para o departamento de TI, isso pode ser um problema sério.

O crescimento do volume de dados, e o rápido avanço tecnológico torna os dispositivos obsoletos em pouco tempo, e se não há uma renovação (ou um plano para isso), corre-se o risco de defasagem e diminuição da capacidade de produção e suporte.

Muitas empresas já estão se precavendo e optando por serviços na nuvem, descartando assim o uso de grandes servidores e hardware.

Mas, e quanto aos dispositivos?

Sem equipamentos adequados (smartphones, tablets), os benefícios não serão aproveitados completamente, ainda mais com o crescimento da força móvel nas empresas.

O grande desafio é saber como departamento de TI pode manter uma plataforma que atenda às necessidades da empresa, e atenda os requisitos da tecnologia em rápido desenvolvimento, com um custo-benefício dentro das possibilidades reais?

É aí que entra a gestão do ciclo de vida de TI (ITLM).

 Terceirização da gestão de ativos de TI

Dependendo do tamanho da empresa, a gestão de ativos pode ser realizada internamente, mas especialistas recomendam a busca por um parceiro em parques mais complexos.

O gerenciamento dos ativos de TI permite a flexibilização e suporte efetivo ao manter atualizados os dispositivos, e por conseguinte o seu valor intrínseco e para o negócio.

Empresas poderão comprovar que estender a vida útil de dispositivos acaba, no final das contas, por trazer mais problemas do que soluções. Da mesma maneira que substituir equipamentos frequentemente irá acarretar altos custos. Encontrar o meio termo é a expertise da gestão de ativos de TI.

O processo se inicia pelo mapeamento de todos os ativos em uso, e os custos de aquisição, operação, manutenção e descarte de cada dispositivos são ponderados com o seu valor de mercado.

Através desse controle pode-se precisar a hora certa para substituição, minimizando os impactos negativos e gastos fora de hora, mantendo um nível alto de performance para a empresa.

O mapeamento dos ativos também oferece visibilidade sobre os rumos que podem ser seguidos por uma empresa, dentro do orçamento disponível.

A aquisição de novos equipamentos através de uma empresa especializada em gestão é bem vantajosa, pois através do contato direto com os fabricantes, os preços podem ser reduzidos, além da garantia de total cobertura e suporte nos trâmites fiscais.

O tempo certo para aquisição pode ser melhor definido pelo conhecimento de mercado, assim como a opção por um ou múltiplos fornecedores, de acordo com as melhores oportunidades.

O descarte também é levado em consideração, com opções para venda, reciclagem, ou troca.

Com todos esses benefícios, a gestão de ativos de TI deve ser parte integrante de sua estratégia para aproveitar ao máximo a força móvel de trabalho.

Procure parceiros com boa reputação e resultados comprovados no mercado, e comece já a traçar os rumos para o sucesso!

 

 

 

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado