Você sente o estômago gelar e as pernas sumirem. Você tem certeza de que seu telefone estava no seu bolso, mas agora ele não está.
Corre para a pasta do laptop, e nada. Revira o carro. Volta ao último lugar onde esteve e pergunta para o garçom, o chefe, a esposa, o idoso que passa pela calçada.
Pega um aparelho emprestado e disca para o seu próprio número, na esperança de ouvi-lo de algum lugar que se esqueceu de olhar.
Mas nada. Ele se foi.
Quem nunca passou por esses momentos de tensão, ansiedade, medo e frustração? Teria você perdido seu smartphone, ou ele foi roubado?
Independente do desfecho sobre o resgaste, o importante agora é cuidar das questões práticas e proteger o que havia de mais valioso nele: os dados.
Geralmente, carregamos em nosso aparelho um mundo de informações e imagens: fotos pessoais, contatos, dados corporativos, mensagens de e-mail.
Como evitar que mexam nisso tudo? E como não pagar a conta pelo uso que farão do seu aparelho daqui pra frente?
O primeiro passo é não entrar em pânico. A tecnologia também possibilita nossa proteção, e por isso o melhor é se acalmar e tomar algumas atitudes:
- Hoje em dia, diversos sistemas operacionais oferecem aplicativos de rastreio, do tipo “Encontre meu telefone”. Se tiver instalado, é possível que você consiga, por GPS, identificar sua localização;
- Caso não consiga achá-lo, avise a operadora para cortar os serviços da linha o quanto antes. Caso consigam destravar qualquer tipo de senha de acesso do aparelho, podem usá-lo para ligações e downloads, e você terá que pagar a conta;
- Verifique também com a operadora se você tinha direito a algum tipo de seguro;
- Faça um boletim de ocorrência;
- Porque você usa o aparelho para trabalhar, confirme com o departamento de TI da sua empresa se há políticas e procedimentos para esses casos. Eles podem ajudar a proteger os dados lá contidos;
- Há empresas que utilizam sistemas administrativos de aparelhos móveis e têm, assim, a capacidade de enviar um comando que elimina todos os dados corporativos do celular, ou ainda conseguem travar o aparelho completamente, evitando seu uso.
Prevenir é o melhor...
Mais eficaz do que remediar a situação é se precaver. Pequenos mas importantes passos podem ser tomados quando você adquire o aparelho, e estará mais bem protegido para uma situação de perda ou roubo:
- Primeiramente, faça o download do aplicativo “Encontre meu telefone” – isso muda tudo;
- Faça backup, e assim você terá sempre acesso aos dados, imagens e vídeos, mesmo que o aparelho se vá. O backup pode ser feito via algum sistema na nuvem ou mesmo na rede da sua empresa;
- Muitos não acreditam, mas as senhas ainda são grandes ferramentas para a proteção. Busque sempre senhas fortes para travar seu aparelho, fazer logins e abrir seu email. O mesmo vale para qualquer tipo de aplicativo que carregue dados que exigem proteção. Nunca mantenha no aparelho a mesma senha que vem com ele de fábrica.
Toda e qualquer atitude preventiva que você tomar pode fazer uma enorme diferença no terrível momento da constatação de que o smartphone não está mais ali.
Por isso, não encare isso como perda de tempo: veja com calma todas as precauções que pode tomar e faça as devidas instalações e alterações no aparelho. O futuro dos seus dados agradece!
Envie um comentário