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O Brasil encerrou 2013 com 30,3 milhões de usuários de smartphones, segundo o eMarketer.com.

A previsão é de que 2014 feche com um adicional de 11 milhões de usuários. Há ainda a projeção do IDC de que sejam vendidos mais tablets em terras brasileiras este ano (10,7 milhões) do que notebooks (8,4 milhões).

Se há alguns anos o interesse maior era navegar na Internet e checar e-mails em movimento, hoje as pessoas estão usando seus dispositivos móveis para comprar.

Essa preferência crescente por smartphones e tablets mostra um novo padrão de comportamento e prova que o consumidor está, sim, mais confiante para fazer compras online.

Nos Estados Unidos, 32% de todas as compras já são feitas por dispositivos móveis, de acordo com o BusinessInsider, e no Brasil um em cada cinco visitantes de e-commerce já utiliza dispositivo móvel. Em relação a 2013, esse é um aumento de cerca de 200% – dados da Conversion.

E agora? Sua loja virtual está preparada para oferecer navegabilidade nos dispositivos móveis?

Os negócios precisam começar a olhar para as vendas sob essa nova perspectiva, e adotar estratégias que coloquem o móvel no centro da experiência do usuário.

Geralmente, os comerciantes reconhecem os benefícios de utilizar dados para oferecer ao consumidor uma experiência em múltiplas frentes, mas a dificuldade está em usar esses dados de forma efetiva.

Um dos grandes desafios, no entanto, é não ter uma visão única daquele cliente; há diversas informações desorganizadas sobre o usuário, espalhadas em todos os dispositivos. Confiar nos velhos cookies para rastrear e conhecer o consumidor, além de ser antiquado, não funciona entre dispositivos.

Também, é muito comum que os usuários utilizem determinado equipamento para se informar sobre algo que viram em outro, o que exige das marcas a criação de transições coesas dos clientes entre canais e dispositivos.

Outra dificuldade que consumidores encaram com frequência é a de digitar em teclas pequenas. Pedir ao usuário para fornecer nome, e-mail, dados de login e senha pressionando letras em espaços minúsculos é fazê-lo desistir da compra.

Portanto, é preciso que você prepare o seu negócio para lidar com o consumidor que já não é mais tão do futuro assim:

  • Para obter uma visão única do seu cliente, permitida por ele, em qualquer dispositivo ou canal, possibilite sua identificação via registro ou login;

  • É necessário ter um bom banco de dados para agregar e possibilitar o uso inteligente desses dados. A escolha por uma solução que se integra com plataformas de marketing multicanais é indicada para que haja ligação entre todos os pontos de contato, não importa em qual dispositivo;

  • Ofereça uma forma de verificar a identidade e realizar a compra com um toque ao incorporar um sistema de registro que ofereça o login em alguma rede social como opção. Ele permite a entrada no sistema com apenas um toque ao usar uma conta de usuário pré-verificada;

  • Oferecer as opções de se registrar com contas como PayPal e Amazon facilitam ainda mais a experiência, ao simplificar o processo de pagamento, já que os dados para fechar a compra se preenchem automaticamente.

As empresas que não se prepararem e se aprimorarem para oferecer o comércio móvel de forma competente correm o risco de sofrer quedas significativas nas vendas nos próximos anos.

Os dispositivos móveis não devem mais ser vistos como um reflexo do computador, mas como um extensor valioso e independente, parte de uma experiência multicanal de um usuário que começa a encher o carrinho em um dispositivo e quer finalizar a compra mais tarde, em outro.

 

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