Este artigo foi originalmente publicado no blog da Mobilit e reproduzido aqui com permissão. Acesse o conteúdo original aqui.
O trabalhador padrão dos dias de hoje leva consigo vários tipos de dispositivos móveis, seja um smartphone, laptop ou tablet; E os utiliza para acessar os dados e informações da empresa e assim realizar seu trabalho de campo. Para a área de TI, a transição para um ambiente de trabalho móvel é um desafio crescente, pois a tendência é uma necessidade cada vez maior de se disponibilizar mais e mais dados para o trabalho de campo.
Vejamos cinco principais desafios nesse processo, e como podem ser resolvidos:
SEGURANÇA
O ambiente móvel possui muitos riscos, e disponibilizar dados fora do firewall da empresa é sempre um desafio; devido à exposição, perigo de invasão ou roubo. Adote um sistema de segurança, como encriptação de dados, ou aplicativos personalizados com métodos de login, onde a informação é mantida segura.
GERENCIAMENTO DE APLICATIVOS
No caso de se utilizar aplicativos personalizados, considere algumas possibilidades como update remoto e controle sobre os dados. Os apps devem manter-se atualizados com os sistemas usados pelo TI, e a equipe deve poder gerenciar o conteúdo remoto via escritório, para as que as informações usadas no escritório e fora dele estejam sincronizadas. Dessa forma, o retorno de investimento é garantido, pois os aplicativos usados serão úteis, atualizados e seguros.
COBERTURA DE REDE
A cobertura de redes como 3g e WiFi estão em constante crescimento, mas ainda existem muitos pontos aonde a comunicação é falha, deixando muitas pessoas que dependem da rede na mão. Seus apps devem ser maximizados para operar com pouco uso de dados, e também disponibilizar conteúdo, edição e visualização em modo off-line.
GERENCIAMENTO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS
Quanto mais dispositivos conectados no local de trabalho, maiores os custos associados para o seu gerenciamento. Instalação de software, atualização e descarte, mudanças no planos de dados e falhas no software e hardware requerem gastos e investimento. Você pode decidir investir em gerenciamento móvel (MDM – Mobile Device Management) com uma empresa parceira, para controlar essas variáveis e assegurar a disponibilidade dos dados entre seus funcionários.
REGULAMENTAÇÃO
Possuir regras claras sobre o uso de dispositivos móveis no local de trabalho pode ser uma árdua tarefa, mas é muito importante à medida que BYOD (bring your own device) se estabelece. Crie um plano de gerenciamento móvel que exponha as normas da empresa, e elimine confusões. Estabeleça padrões sobre dispositivos, questões legais e uso de banda larga.
O mobilidade corporativa é e será cada vez mais inevitável, são mudanças sociais e tecnológicas irreversíveis, e por isso mesmo não precisam ser vistas como obstáculos, e sim oportunidades.
Companhias que saem na frente e preocupam-se em organizar seus métodos desfrutam de maior produtividade, força de trabalho e vantagem sobre a concorrência. Tenha em mente que implantar uma política móvel é uma tarefa para ser realizada a longo prazo. Esteja preparado para lidar com muitos imprevistos, pois muitos dispositivos, sistemas e tecnologias estão ainda se desenvolvendo e sendo inventados constantemente.
Tenha soluções criativas e rápidas para lidar com esse mercado volúvel, e estratégias para manter os dados ao mesmo tempo seguros e disponíveis.
Envie um comentário