HOME
MGITECH

A busca por redução de custos e aumento da eficiência operacional é uma palavra de ordem no mercado atual. Com o desaquecimento da economia brasileira, é preciso fazer mais com menos, ser mais produtivo e encontrar novas maneiras de gerar um impacto positivo sobre os resultados da empresa.

Embora esteja longe dos holofotes, a logística é um componente essencial para que empresas de todos os setores obtenham bons resultados. Um dado que comprova a relevância desse tema: em julho de 2015, o índice de ruptura nas gôndolas dos supermercados foi de 12,6%, o que significa que um em cada oito produtos não estava disponível para venda. A consequência são oportunidades de negócios (e receitas) perdidas.

O uso de equipamentos móveis, como tablets e smartphones, pode contribuir muito para o aumento da eficiência das operações logísticas, em diversas áreas:

1) Na reposição de produtos na loja:

O promotor da indústria ou um funcionário do varejo pode, tendo um dispositivo móvel à mão, tomar uma providência, avisando alguém sobre a falta do produto e disparando o processo de reposição.

2) Informação em tempo real:

Fazer pesquisas de produtos, comparar os preços com os dos concorrentes e identificar oportunidades de negócios que não estão evidentes para quem não está dentro da loja acompanhando em tempo real os acontecimentos.

3) Rastreamento de cargas: 

O uso de tablets pelas equipes de logística permite o acompanhamento, em tempo real, do status de cada um dos pedidos, trazendo inteligência para os processos de negócios.

4) Segurança:

O acompanhamento em tempo real do que acontece com os pedidos ao longo da cadeia logística traz mais segurança e permite a tomada de ações caso ocorra qualquer problema.

5) Controle de terceirizados:

O controle e a coordenação da tarefa de prestadores de serviços é facilitada com o uso de dispositivos móveis, que permitem a interação de equipes diferentes, aliando agilidade, segurança e baixo custo.

6) Aumento da eficiência operacional:

O trânsito parou? É preciso retirar produtos em um local que não estava agendado? O uso de dispositivos móveis ao longo da cadeia logística oferece a possibilidade de reagir a fatos imprevistos, seja encontrando uma nova rota para realizar a entrega, seja identificando qual carro está mais próximo do posto de coleta para acelerar o transporte dos produtos.

Em um cenário de aumento de competitividade, ter visibilidade em tempo real do que acontece na cadeia logística e contar com gestão e rastreamento detalhados dos processos são formas seguras de ser mais eficiente. E o uso de tablets pelas equipes de operação é uma maneira eficaz de obter retorno rápido para seu investimento.

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado