Grande parte das empresas não tem controle sobre suas entregas e esse é um ponto crítico para boa parte dos varejistas. Você não sabe onde o produto está, se o trânsito está fluindo bem ou tem acidentes no percurso, se o motorista precisará fazer paradas, entre outras diversas situações que podem dificultar o dia a dia do gestor e do entregador.
Quando o produto chega antes da data prevista, o consumidor fica contente, comenta sobre isso nas mídias sociais e indica seu produto aos amigos, mesmo que indiretamente. Caso chegue com atraso, ele se sentirá frustrado, decepcionado e demonstrará isso claramente na internet – o boca a boca virtual.
Logo, nota-se que a logística é uma das palavras chave para o sucesso nos negócios. Isso porque se alguma etapa não sair conforme o planejado durante o percurso, tudo deve ser alterado. Mas é difícil saber quando acontecerá um acidente ou quando o trânsito ficará intenso.
Hoje, já existem ferramentas que possibilitam ao motorista atualizar, em tempo real, o status da entrega, com comentários sobre o trânsito e paradas necessárias. Uma delas é o Comprovei, um software que permite visualizar todo o processo de entrega, desde o momento em que o produto sai da empresa até a chegada ao cliente final.
As informações ficam disponíveis no sistema para que todos os usuários – gestores, entregadores, motoristas e ajudantes – tenham acesso e possam acompanhar as entregas e qualquer problema que possa ocorrer ao longo do processo.
Caso aconteça um acidente no caminho, o motorista poderá compartilhar essa informação, que ficará à disposição de gestores de todas as áreas. Dessa maneira, varejista e consumidor final também serão informados caso a entrega atrase ou seja preciso fazê-la no dia seguinte.
Então, caso o cliente ligue para a empresa, o SAC também tem acesso às informações. O próprio consumidor final conta com alertas via e-mail ou mensagens sobre o status da entrega do pedido. Informações como “Você é o próximo” ou “viagem pausada”.
Esse tipo de ferramenta, como o Comprovei, permite que toda a cadeia – indústria, distribuidores e cliente final – seja notificada sobre alterações necessárias ou entregas finalizadas. Sem surpresas ou mensagens desencontradas.
Dessa maneira, você terá controle sobre as entregas, saberá onde o produto está e poderá confiar ainda mais no motorista e na distribuidora. Até mesmo em caso de atraso, o cliente se sentirá seguro em comprar os seus produtos, porque ele sabe que será informado sobre qualquer atraso ou até mesmo antecipação na entrega.
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