HOME
MGITECH

 

mobilidade corporativaA empresa de pesquisas norte-americana Forrester Research prevê que, em 2016, serão vendidos 375 milhões de tablets, sendo que então 750 milhões de unidades estarão em uso.

De acordo com ela, um terço desses equipamentos será comprado para uso comercial.

Ou seja, não há mais volta: o uso de tablets para agilizar os negócios está consolidado.

Isso ocorre porque suas características facilitam uma rotina de vendas, apresentações, consulta a dados e comunicação: telas grandes e de alta resolução, uma interface sensível ao toque, intuitiva e de fácil conectividade.

No entanto, é importante moldar o equipamento de forma realmente prática para o ambiente corporativo, e, para isso, é importante se atentar para alguns fatores, como o surgimento de mais aplicativos feitos especificamente para tablets, segurança aprimorada – especialmente no caso de quem traz o aparelho pessoal para o trabalho (prática conhecida como BYOD) – e treinamentos.

Veja a seguir com mais detalhes.

·        Aplicativos

Muitos desenvolvedores estão focados em desenvolver soluções para tablets, e a tendência é que cada empresa desenvolva as suas ferramentas, depois de identificar exatamente suas necessidades.

Apesar dos smartphones também propiciarem essas inovações, a tela do tablet é mais favorável – há mais espaço para mostrar gráficos comparativos, e mais facilidade para desenvolver pesquisas, por exemplo, graças ao teclado.

Aplicativos colaborativos e multimídia também tendem a crescer. Eles podem contribuir para treinamentos, configurações e ajustes, exibições de vídeos e infográficos. O segredo está em o quão visualmente rico ele é, o que o faz ser desejado pelos usuários.

·        Segurança

Talvez esta seja a maior preocupação das empresas, sobretudo nos casos em que os colaboradores utilizam seus dispositivos pessoais no trabalho – quando chegam em casa, é comum entregarem o equipamento para a família também utilizá-lo, deixando dados corporativos ainda mais vulneráveis.

Familiares podem deletar informações, salvá-las ou compartilhá-las sem nem perceber.

Uma das melhores formas de garantir a segurança é trabalhar com múltiplos níveis de segurança, incluindo recursos que você pode obter como parte de uma plataforma de aplicações móveis.

É preciso que o aplicativo de uma empresa exija login com senha para ser acessado e autenticação. Também se pode limitar o que pode ser baixado no aparelho.

Treinamentos ajudam muito a aumentar o nível de segurança. É preciso que os usuários entendam políticas da empresa, pois assim eles aceitarão com mais facilidade qualquer inconveniência que surja.

·        Treinamento

Treinamento pode contribuir para a obtenção de maior retorno de negócios corporativos em aplicativos móveis para tablets. Geralmente, aplicativos para esses equipamentos exigem um pouco mais de treinamento por serem mais complexos.

No entanto, não é comum as empresas se preocuparem com treinamento nessa área. Aposta-se muito no fato das interfaces serem intuitivas e acredita-se que um treinamento não se faz necessário, mas nem sempre é assim.

De fato, veremos cada vez mais tablets no ambiente corporativo. Já está mais do que na hora de as empresas se prepararem com eficiência para esse panorama, e tomarem atitudes que tornem o equipamento mais produtivo, seguro e prático para esse ambiente. Conte-nos, o que sua empresa tem feito para se preparar?
 

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado