HOME
MGITECH

As empresas precisam investir em tecnologias para modernizar a gestão de estoques, e os wearables estão se tornando uma tendência revolucionária para o setor, que precisa otimizar fluxos de trabalho para atender à flutuação da demanda. 

Os wearables, ou tecnologia vestível, são voltados ao aprimoramento e precisão operacional, permitindo que os funcionários naveguem pelo depósito com maior agilidade e eficiência para atender aos pedidos dos clientes. 

O papel dos wearables no depósito 

Leitores de códigos de barras vestíveis, dispositivos móveis e smartwatches podem ser utilizados para escanear itens, coletar informações e monitorar os produtos, desde a chegada no depósito até sua expedição, aumentando a eficiência e a produtividade. Headsets permitem uma comunicação aprimorada, sem que o funcionário precise parar seu trabalho. Smart Glasses contribuem para agilizar operações e aumentam a precisão dos processos no depósito devido ao uso da realidade aumentada. 

Com isso, muitos varejistas e operadores logísticos estão adotando os wearables em suas operações para facilitar o trabalho das equipes no depósito, reduzindo a carga de trabalho no manuseio dos materiais. 

Como oferecem uma maneira conveniente para acessar informações importantes, os dispositivos melhoram a satisfação e o engajamento do funcionário, reduzindo a taxa de rotatividade. Além disso, a tecnologia vestível reduz o número de erros de coleta, embalagem e envio de produtos, tornando os processos de atendimento mais preciso e consistente. 

Maior eficiência no depósito 

O depósito é a força motriz de uma cadeia de suprimentos. Processos de coleta, armazenamento, embalagem e envio precisam ser realizados com máxima precisão para atender às necessidades e expectativas dos clientes. Os wearables, então, têm papel significativo para tornar esses processos mais ágeis e seguros, capturando e fornecendo informações em tempo real sobre os produtos e proporcionando maior agilidade na tomada de decisões. 

A tecnologia habilita os funcionários para obterem a localização de produtos e acessarem informações sobre os pedidos dos clientes em tempo real. Com os wearables, a necessidade de carregar uma prancheta com os pedidos de despacho perde o sentido, deixando as mãos livres para a coleta e embalagem dos produtos. 

E, à medida que as cadeias de suprimentos se tornam mais complexas, essa abordagem baseada em dados contribui para que o setor enfrente novos desafios e aumente sua resiliência. 

Fluxos de trabalho mais simples 

Receber as mercadorias, organizá-las, armazená-las, embalá-las e enviá-las. Gerenciar todos esses processos pode ser desafiador, e os wearables contribuem para tornar os fluxos de trabalho no depósito mais simples e eficientes. Como estão integrados a um sistema de gerenciamento de depósito (WMS), os dispositivos fornecem dicas visuais e de voz para os funcionários realizarem suas tarefas de forma efetiva. 

Comunicação aprimorada 

Wearables tornam a comunicação e as interações entre os funcionários mais eficiente. Smart Glasses com headsets, por exemplo, podem enviar comandos de voz para robôs automatizados que operam no depósito. Além disso, permitem que os trabalhadores interajam rapidamente com outras equipes e sistemas para aumentar a eficiência operacional. 

Processos mais ágeis 

Smart Glasses e leitores de códigos de barra vestíveis fornecem informações sobre os pedidos, como imagens e sua localização no estoque. Isso permite que os funcionários concluam suas tarefas mais rapidamente, coletando os produtos e enviando-os com maior agilidade para embalagem e despacho. Da mesma forma, os gestores conseguem monitorar a movimentação das equipes pelo depósito, encontrando o funcionário ideal para a conclusão de determinadas tarefas. 

Com a integração de padrões de trabalho com o sistema de gestão de inventário, os wearables podem ser sincronizados para acessar informações sobre os produtos com base nos padrões identificados, auxiliando que os processos sejam realizados com maior eficácia. 

Segurança no depósito 

A tecnologia vestível aumenta a segurança no depósito e para o trabalhador. Os wearables podem se tornar uma peça-chave para melhorar fatores relacionados à ergonomia, riscos de quedas e exaustão, alertando as equipes para tomarem precauções extras em relação à segurança no trabalho. 

Wearables podem responder a questões como “onde o funcionário sofre mais acidentes?” e “quais tarefas causam lesões?”. Dispositivos com sensores podem monitorar os sinais vitais dos funcionários e detectar possíveis riscos. Além disso, o uso de wearables reduz o esforço físico associado aos leitores portáteis, reduzindo o risco de lesões. Sem falar que o monitoramento em tempo real emite alertas que tornam as respostas mais rápidas em caso de emergências. 

Na verdade, o uso da tecnologia vestível integrada a protocolos sólidos de segurança no trabalho proporciona uma camada de segurança extra para o trabalhador. 

Treinamento dos funcionários 

Uma área que cresce rapidamente é a do uso de wearables para o treinamento dos funcionários. A tecnologia permite a criação de ambientes de treinamento virtuais que “imitam” o armazém, simulando situações reais. Com isso, os trabalhadores conquistam experiência na prática, em um ambiente seguro e controlado, reduzindo possíveis lesões. 

Desafios do uso de tecnologias vestíveis no trabalho 

Os wearables oferecem diversos benefícios para o dia a dia de trabalho no depósito, mas também, como qualquer tecnologia, é preciso estar atento aos desafios impostos pelo seu uso. Preocupações com a privacidade, por exemplo, estão entre os principais desafios enfrentados pelas empresas. 

Como esses dispositivos coletam dados sobre a movimentação, saúde e comportamento dos trabalhadores, essas informações precisam ser armazenadas, manipuladas e excluídas de acordo com normas de privacidade cada vez mais exigentes, como a LGPD e a GDPR. Para evitar ultrapassar possíveis limites, as empresas precisam agir com transparência e solicitar o consentimento dos funcionários para que as informações coletadas sejam analisadas, garantindo o uso ético dos dados. 

Como a MGITECH pode ajudar sua empresa 

O uso eficiente da tecnologia vestível oferece à gestão de armazéns uma grande vantagem competitiva em relação aos concorrentes mais lentos. Como fornecem acesso a informações em tempo real, os wearables permitem que as empresas coletem e analisem dados em tempo real para atender às expectativas dos clientes e otimizar sua cadeia de suprimentos. 

Mas isso pede acesso a conhecimentos avançados, exigindo profissionais com as habilidades corretas para a implementação eficaz da tecnologia no dia a dia do armazém. Por isso, você pode contar com a expertise dos profissionais da MGITECH. Possuímos um extenso portfólio de produtos e soluções para otimizar os processos de gestão de estoque e garantir maior eficiência e produtividade. Entre em contato e conheça nossas soluções. 

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado