HOME
MGITECH

A ROGETECH fez um comparativo entre os tablets robustos Motion Computing F5t e Panasonic Toughbook H2 para mostrar as diferenças e particularidades de cada um dos equipamentos. Identificamos as vantagens e pontos importantes a serem considerados para auxiliar sua empresa a fazer a aquisição do tablet mais adequado a demanda.

f5t x h2

Mais do que simplesmente compararmos as especificações técnicas dos dois equipamentos, temos como objetivo demonstrar o impacto e as melhorias que as soluções podem trazer a operação. Veja na tabela abaixo as especificações de cada equipamento:

h2 x f5t final ok

Os pontos grifados em cada equipamento, são pontos fortes de cada um. No Motion Computing F5t, o processador pode ser escolhido, do i3 ao i7 da terceira geração, Ivy Bridge, da Intel, o que aumenta em 20% a velocidade de processamento. No Panasonic H2, o processador é único, somente o i5 da segunda geração da família i, da Intel.

Um ponto importante é a memória de armazenamento: no H2, temos um disco rígido anti-choque de 320 GB como padrão. O tamanho do disco é muito bom, porem, para maior robustez do equipamento, os discos de estado sólido (SSD) são mais seguros e alem disso, mais rápidos, pois não são são discos rotacionais. Um outro benefício de um disco de estado sólido sobre um disco rotacional é a economia de bateria do equipamento. No F5t temos os discos de armazenamento SSD padrão. Para aplicações web, que não exijam muito espaço de armazenamento, o ideal seria usar SSD, assim a robustez é mantida, e ainda se tem maior velocidade e economia de bateria, já que não há a exigência de grande espaço em disco.

Tambem temos o leitor biométrico padrão no F5t e opcional no H2. Para o uso do dispositivo em campo, login através da impressão digital pode ser uma opção a se considerar. 

No restante das especificações, os equipamentos são bem parecidos, temos Gorila Glass como padrão de fábrica na tela do F5t e entradas Serial e Ethernet padrão no H2 Toughbook, porem a linha de acessórios do Tablet-PC F5t tem docas de comunicação que podem prover essas portas de comunicação. O H2 tem uma proteção IP (classificação de proteção contra poeira e água) mais elevada do que o F5t, ambos suportando condições críticas de um ambiente agressivo de trabalho, que pode ser uma fábrica ou mesmo manutenção a céu aberto, com chuva, por exemplo. Para ter uma proteção IP mais elevada, é necessário uma maior selagem do equipamento, porem a selagem pode causar um maior aquecimento devido a falta de ventilação e com isso a performance pode ser prejudicada pela alta temperatura do equipamento. 

O Panasonic H2 possui placa para banda larga 4G. No Brasil, as operadoras estão em fase de introdução da banda larga 4G, ou seja, a cobertura do sinal ainda é muito limitada. Até mesmo a banda 3G ainda não tem cobertura em muitos lugares do páis. A falta de cobertura, somada ao consumo muito mais elevado de bateria pela placa 4G pode acabar tornando esse benefício uma desvantagem, pelo menos nessa fase inicial da tecnologia no Brasil.

Ambos os equipamentos são projetados para o serviço de campo e ambiente de trabalho hostíl. O ideal é considerar o uso do equipamento e as reais necessidades de dispositivos integrados para fazer a escolha certa.

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado