Em um ambiente de negócios atribulado e acelerado, manter-se competitivo é fundamental para as empresas. Então, como comprar ou alugar dispositivos pode ajudar nessa estratégia? Esse é um dilema enfrentado por empresas de todos os setores e tamanhos e a decisão pode ter impacto tanto positivo quanto negativo na rentabilidade dos negócios.
A aquisição de equipamentos é uma das áreas em que as organizações mais podem obter uma redução de custos significativa e melhorar seus resultados. Mas isso implica em tomar uma decisão inteligente sobre como alocar seus recursos.
Levantamento da Forbes mostrou que 82% das empresas tiveram um evento de inatividade não planejado nos últimos três anos, causado por problemas em equipamentos. Muitos desses eventos foram causados por equipamentos antigos e defasados tecnologicamente.
Exatamente por isso, as empresas precisam investir em novos equipamentos, mas qual a melhor opção? Comprar ou alugar dispositivos?
Guiando a aquisição de dispositivos
Fazer a escolha correta em relação ao modelo de aquisição de dispositivos exige uma análise cuidadosa da situação financeira da empresa, seus requisitos operacionais e objetivos de negócios. Ao avaliar esses fatores, é possível alinhar a estratégia de TI com os objetivos e orçamento, buscando encontrar o melhor investimento.
A verdade é que, como em qualquer outra situação, comprar ou alugar um dispositivo tem seus prós e contras. Normalmente, a compra, quando avaliada no médio ou longo prazo, é uma opção mais barata. Mas o aluguel também faz sentido em diversas situações. Então, não adianta ter pressa para decidir.
Quais os prós e contras de comprar ou alugar dispositivos?
Compreender os benefícios e desafios de cada método é o melhor caminho para realizar uma escolha inteligente. Se por um lado a compra pode representar uma solução barata no longo prazo, o aluguel garante economia no curto prazo, inovação e sustentabilidade, já que os equipamentos não serão descartados pela empresa quando perderem a utilidade.
Alugar
Prós
Economia
O aluguel oferece custos mais baixos no curto prazo, permitindo que a empresa aloque os recursos em outros projetos e setores da empresa.
Flexibilidade
O aluguel de equipamentos é uma opção flexível ideal para diversas situações, como o trabalho de campo ou projetos que exijam equipamentos especiais por um determinado período.
Atualizações fáceis
Manter os dispositivos atualizados é mais simples, garantindo sempre o acesso à tecnologia e equipamentos modernos, normalmente mais caros para a compra.
Manutenção e suporte
Muitos contratos contam com a manutenção e suporte aos equipamentos incluídos. Isso reduz o tempo de inatividade, permite a troca mais rápida de equipamentos e torna o desempenho mais confiável.
Contras
Custos no longo prazo
Com o tempo, o aluguel pode representar custos mais altos que a compra. Além de que a empresa, dependendo do modelo de aluguel, pode não se tornar dona do equipamento.
Personalização limitada
Apesar de os fornecedores DaaS fornecerem equipamentos que atendam aos requisitos do cliente, ele não é totalmente personalizável, pois a empresa não é proprietária do dispositivo.
Dependência
Depender de fornecedores pode expor os negócios a problemas na cadeia de suprimentos.
Comprar
Prós
Propriedade da empresa
Ao adquirir os dispositivos, a empresa é proprietária deles, tornando-os um ativo valioso de TI, que pode até melhorar as finanças com o tempo.
Controle total
A compra de um dispositivo permite que a organização tenha total controle sobre ele, principalmente em relação às opções de personalização. Ele permite configuração e gerenciamento de acordo com requisitos específicos da organização.
Custo-benefício
No longo prazo, ele se torna mais econômico que se fosse alugado.
Sem custos recorrentes
Não existe um contrato de aluguel mensal, proporcionando uma flexibilidade financeira maior.
Contras
Custos iniciais mais elevados
O investimento inicial é relativamente mais alto que no aluguel.
Responsabilidade pela manutenção
Todas as despesas com manutenção e reparos após o período de garantia ficam a cargo da empresa. Valores que podem aumentar muito com o tempo, além de, no futuro, ser responsável pela reciclagem dos equipamentos ou revenda.
Risco e equipamentos desatualizados
Tecnologias podem ficar desatualizadas rapidamente e suas atualizações muito caras, aumentando os custos com o tempo. Além disso, equipamentos podem se depreciar, impactando o balanço da empresa.
As informações acima levam a diferentes conclusões. Enquanto o aluguel pode ser mais vantajoso para necessidades de curto prazo ou para atender às necessidades de uma força de trabalho variável, a compra de dispositivos de TI é um investimento de longo prazo e que permite maior controle sobre o ativo e personalização.
Mas isso não é uma verdade única. Tudo depende dos objetivos dos negócios, que podem exigir inovação constante, tornando a compra uma opção menos interessante que o aluguel dos dispositivos. De qualquer forma, é vital que a escolha seja feita após uma análise criteriosa dos benefícios e possíveis problemas de cada modalidade, sempre alinhando aos objetivos da empresa e consultando os usuários para entender suas necessidades.
Da mesma forma, nada impede que, dependendo do planejamento, ambos os modelos sejam utilizados para otimizar os custos dos negócios.
A MGITECH é líder na distribuição de dispositivos de TI e móveis para diversos segmentos, buscando sempre uma solução que se adeque aos requisitos dos clientes. Por isso, além da venda de equipamentos, também conta com a possibilidade de locação de dispositivos, uma grande vantagem para empresas que buscam atualizar seu parque tecnológico sem impactar no orçamento.
Entre os benefícios de alugar dispositivos com a MGITECH destacamos:
-
- Parque tecnológico atualizado, permitindo acesso a equipamentos de ponta, garantindo maior eficiência e produtividade nas operações
- Acesso a benefícios fiscais, com o aluguel contabilizado como OPEX (despesa operacional) e não como CAPEX (investimento), permitindo abater na base do Imposto de Renda para empresas com regime tributário
- Benefício financeiro. Por meio da locação não há imobilização de capital de giro ou comprometimento dos limites de crédito
- Custos fixos. A locação não oferece surpresas, como custos para consertos de aparelhos. Existe apenas um valor fixo pago mensalmente.
- Suporte e manutenção especializada, 24×7 (de acordo com o contrato), garantindo uma operação com o mínimo de interrupção
Além disso, se sua empresa optar por comprar equipamentos com a MGITECH, também oferecemos serviços de gestão de ativos, garantindo o melhor controle do ciclo de vida dos equipamentos, desde dispositivos até o registro de incidentes. Entre em contato e conheça nossas soluções.
Envie um comentário