Dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indicam que o Brasil encerrou outubro de 2015 com 273,8 milhões de telefones celulares em operação, ou 133,64 aparelhos para cada 100 habitantes. A participação dos telefones pré-pagos, que já foi da ordem de 80%, caiu para 73,54%, refletindo a migração dos consumidores para aparelhos mais sofisticados.
Números do final de 2014 mostram que cerca de metade da população brasileira usa telefones celulares para acessar a internet. O dispositivo móvel se tornou, efetivamente, o principal meio de comunicação e de acesso à informação, o que muda totalmente a maneira como as pessoas se relacionam com outras pessoas, com produtos, serviços e marcas.
Outro estudo, realizado pela Varese Retail no final de 2015 a partir de entrevistas com 838 consumidores em quatro cidades brasileiras, mostra que o celular já foi incorporado ao comportamento de compra dos consumidores. Segundo o levantamento, 51% dos consumidores utilizariam canais de compra online e offline em suas compras de Natal, e outros 10% utilizariam somente a internet. E, cada vez mais, “acesso à internet” significa “acesso via celular”.
Com os recursos de informação e comunicação no bolso da calça (ou na bolsa), os consumidores estão mais empoderados do que nunca. Pesquisas de preço são comuns mesmo dentro das lojas e geraram um comportamento no qual os clientes iam à loja pesquisar produtos, mas compravam online.
O chamado showrooming, em que o ponto de venda físico se transforma em um showroom de produtos que são adquiridos online (por causa de preços melhores ou praticidade), é uma preocupação para grande parte das empresas de varejo.
Esses aspectos, entretanto, são apenas parte da revolução que os smartphones trazem para o varejo. Para as empresas, os celulares oferecem a possibilidade de tornar a comunicação muito mais ágil e a solução de problemas, quase instantânea.
Tomemos como exemplo as equipes de Trade Marketing, que no passado precisavam preencher longos relatórios com as informações de campo.
Hoje, com o uso de aplicativos especializados, os profissionais podem comunicar as informações das ações realizadas em campo e informar, em tempo real, qualquer situação que ocorra. A comprovação da eficácia das ações de PDV é percebida rapidamente e ações corretivas podem ser tomadas enquanto a ação ainda está sendo realizada, o que seria impossível se as informações não chegassem instantaneamente aos tomadores de decisão.
A comprovação da realização das ações também se torna mais simples: uma foto enviada do celular para a administração mostra como ficou a comunicação no PDV e permite registrar rupturas de estoque ou qualquer interferência que possa afetar o desempenho da campanha comercial. O uso de smartphones pelos profissionais de varejo acelera os processos de tomada de decisão e permite a correção de problemas ou até mesmo sua antecipação, oferecendo aos gestores a possibilidade de realização de ações preventivas que evitem perda de vendas.
A revolução dos smartphones no varejo está apenas no início. Você está preparado para ela?
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