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blog_mgitech_imagem_23Em outubro, uma startup francesa chamada Content Square divulgou uma pesquisa sobre o comportamento dos usuários de tablets com dados muito curiosos. A empresa tem por objetivo a otimização de plataformas digitais para aumentar as taxas de conversão.

Além de mostrar o relacionamento do usuário com seu tablet, especialmente no momento da compra, o estudo esclareceu também o quanto o comportamento muda quando se compara o dispositivo ao laptop.

Surpreendentemente, a compra com “um clique”, tão oferecida e esperada por grandes varejistas, como Amazon e eBay, simplesmente não ocorre se o internauta tem um tablet em mãos.

Antes de pressionar o botão “comprar”, os usuários fazem uma verdadeira maratona nos sites navegados!

Inicialmente, estando no tablet, eles visitam o site cinco vezes antes de se decidir pela aquisição. E tempo não é problema: eles gastam, em média, 18 minutos navegando por aquele website.

Além disso, durante uma sessão comum, um comprador clica cerca de 70 vezes em um site, vasculhando itens diferentes, checando opções existentes e olhando as imagens dos produtos.

Um comprador visita, em seu tablet, cerca de 30 páginas, em média!

Ou seja, há muito consumo de informação antes da decisão pela compra; o usuário interage muito com conteúdo, antes de fazer sua escolha final.

Tablet x desktop

No entanto, a pesquisa também mostrou que a forma como consumimos dados no tablet não é a mesma como os consumimos em um computador. Tudo por causa dos pixels que cabem nas telas.

Geralmente, os sites têm suas “dobras” em 775 pixels em um desktop – por “dobra”, entende-se o limite da tela da parte principal superior até o momento que ela “acaba”, e o usuário precisa mexer o mouse para ver o restante do conteúdo, ou a parte “inferior”, inicialmente escondida.

O desafio reside em conquistar o consumidor logo na primeira parte e convencê-lo de que vale a pena continuar rolando a tela, para encontrar mais material interessante.

Considerando-se o tablet, tudo muda: se o seu site foi construído para o meio móvel, ele provavelmente fica melhor na posição “retrato”. Dessa forma, o usuário tem acesso a conteúdo espalhado por 3357 pixels na primeira tela. Isso significa mais oportunidades para conquistar o consumidor e, como a navegação ocorre com os dedos e não com o mouse, ela se torna ainda mais interessante para o usuário, que não pensa duas vezes antes de “subir” a tela.

No entanto, se seu site não foi construído para o dispositivo móvel, o consumidor conseguirá, no máximo, ver uma versão do site que não cabe exatamente na tela do tablet, e acabará desistindo rapidamente de navegar.

A pesquisa da startup francesa indicou, ainda, que apenas 3,5% dos usuários chegam ao checkout da compra e, desses, apenas 1,2% fazem a compra de fato. Trata-se de uma margem muito pequena!

Por isso, você precisa garantir que seu site ofereça uma experiência de compra fácil e engajadora. Utilize outros recursos, como vídeos e fotos, e certifique-se de que é possível fazer a compra pelo tablet, e que seu carrinho não dá problemas para adicionar e concluir a compra de produtos. A chance é única; é muito fácil hoje em dia o consumidor simplesmente desistir e buscar novidades em outro endereço.

Otimize suas operações para tablets e aproveite os benefícios desse dispositivo que ganha mais funcionalidades dia após dia.

 

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