Mesmo que muitos gestores estejam cientes sobre as vantagens de investir em tecnologia, tanto em relação a equipamentos quanto em sistemas, muitos ainda ficam receosos em relação aos custos que a inovação vai implicar.
No entanto, esquecem-se de considerar as perdas geradas pela utilização de recursos tecnológicos desatualizados, incluindo uma possível queda na mobilidade empresarial – o que representa capacidade de tomar decisões a distância, agilizar processos do dia a dia e até mesmo gerar insights operacionais para os gestores.
Outros exemplos práticos incluem atividades de estoque, logística, controle de produtos e outros que demandam a troca de informações e consultas por meio de ligações com a equipe à distância, otimizando a gestão de toda a operação.
Confira alguns prejuízos da falta de um inventário tecnológico atualizado para repensar e encontrar soluções que possam trazer melhores resultados.
Burocracia e processos mais lentos
O uso continuado de equipamentos mais antigos pode atrapalhar o fluxo de demandas no local de trabalho, gerando inúmeros inconvenientes, a começar por atrasos em determinadas atividades, como atendimento ao cliente ou gestão de estoque, por exemplo.
Além de falhas no sistema e da necessidade de atualizações mais frequentes, há também o problema de compatibilidade com alguns softwares que podem exigir maior poder de processamento, inutilizando potencialmente determinados sistemas em máquinas mais antigas. Assim, a organização torna-se limitada, pois não tem capacidade para integrar novas tecnologias.
Envio frequente para manutenção
Quanto mais antigos forem os equipamentos de uma empresa, maiores serão os custos com manutenção.
Isso envolve não apenas os investimentos financeiros, mas também as operações, já que, com a necessidade frequente de assistência técnica, as equipes podem ficar sem máquinas por um período ou precisem usar outras de backup, sem contar o aumento de custo para TI, quando realizada internamente.
Vale frisar também que, embora os computadores e outros dispositivos possam funcionar temporariamente após os reparos, mais cedo ou mais tarde, a tendência é que necessitem de reparos repetidamente até que seja, de fato, necessário comprar novos.
Programas desatualizados sem compatibilidade
As empresas de tecnologia da informação estão sempre lançando aplicativos atualizados, que podem auxiliar consideravelmente na execução das atividades dos mais diversos setores.
Mas, dependendo do tipo de equipamento, eles não podem ser usados ou ocupam muito espaço, sendo necessário continuar usando softwares desatualizados, o que cria gargalos de produtividade e até risco de segurança de dados.
Logística sustentável
A sustentabilidade não afeta apenas a imagem da empresa, mas também seus processos. Afinal, máquinas desatualizadas podem consumir mais energia, ocupar espaço para serem armazenadas, serem vistas como lixo eletrônico e gerar multas quando são descartadas incorretamente.
Para se ter ideia, segundo um relatório da ONU, denominado Monitor Regional de Lixo Eletrônico para América Latina 2021, 13 países da região são responsáveis por 1,3 milhão de toneladas de lixo eletrônico por ano. Onde menos de 3% disso é reciclado, o que significa que muitos negócios, e a natureza, estão saindo no prejuízo.
De maneira geral, os principais impactos de usar equipamentos desatualizados está no aumento de custo e queda na produtividade, afetando a capacidade da empresa em gerar lucro e entregar serviços com boa experiência.
Como contar com equipamentos atualizados em seu negócio
É possível ter mobilidade empresarial e diversas outras vantagens trazidas pela tecnologia sem a necessidade de comprar equipamentos de última geração.
Isso se dá por meio do denominado outsourcing, que consiste na locação de dispositivos, como computadores, tablets e smartphones, de um fornecedor especializado.
Além da economia com a compra em si, há benefícios como redução de despesas com manutenção, maior possibilidade de conexão entre equipes que trabalham remotamente, fácil gestão de contratos e upgrade de tecnologias e suporte facilitado, já que esta é uma responsabilidade do fornecedor.
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