A atividade de Trade Marketing é, cada vez mais, formada por ações ligadas à inteligência dos negócios e que gerem resultados financeiros concretos para a empresa. O varejo online mostra que não é somente possível, como também desejável, contar com uma série de indicadores chave de desempenho (KPIs) para o acompanhamento da evolução dos negócios. Por isso, uma das grandes tendências do varejo é o desenvolvimento do chamado Store Analytics, ou o uso de métricas e indicadores que permitam identificar comportamentos dos clientes e oportunidades de melhorias de processos, vendas e resultados no PDV.
O crescimento do Store Analytics abre grandes oportunidades para ações de Trade Marketing mais estruturadas e focadas em resultados, uma vez que a cultura de identificar/medir/corrigir vai se tornando mais presente tanto no varejo quanto na indústria. Especificamente para o Trade Marketing, algumas soluções tecnológicas são essenciais para o desenvolvimento de um trabalho eficiente e para melhorar a equipe:
1) Coleta de dados e monitoramento operacional da equipe
A coleta de dados permite que os gestores tenham acesso em tempo real ao desempenho de cada integrante da equipe, e o monitoramento das ações permite que sejam emitidos alertas para rápida tomada de decisão. Essas ações, quando acumuladas ao longo do tempo, geram informações para análise estratégica e embasam importantes decisões mercadológicas;
2) Cubo de dados para a extração de relatórios
O cruzamento de informações de diversas fontes é uma das características mais importantes dos sistemas de banco de dados. Avaliar as informações trazidas no dia a dia do campo e compará-las com os dados de sell-in / sell-out da empresa ou com relatórios de consolidadores como a Nielsen (que apresentam números setoriais) amplia a visão e faz com que os gestores passem a ter uma visão menos operacional e mais estratégica dos negócios;
3) Customer Relationship Management (CRM)
O CRM é uma ferramenta fundamental para projetos B2B. O desenvolvimento de relacionamentos de longo prazo é essencial para negócios que dependem de um modelo de distribuição (como é o caso da indústria de bens de consumo) e, por isso, utilizar um sistema de gestão do relacionamento com os parceiros de negócios permite que a empresa dedique mais atenção a seus clientes mais importantes e, com isso, aumente seus resultados;
4) Análise de concorrência
É muito importante conhecer as forças e fraquezas de nossos concorrentes para estabelecer ações mais eficientes e produtivas. É preciso verificar constantemente os preços praticados pela concorrência, que ações promocionais estão sendo realizadas, quais lançamentos estão previstos e como está o abastecimento das gôndolas dos varejistas, entre outros aspectos, para atuar de forma competitiva no varejo.
A solução da Trade Force identificou uma necessidade de transformar a gestão de equipes de Trade Marketing e surgiu para fortalecer a gestão das equipes de promotores em campo, além de facilitar o controle de auditorias. Seu know-how de mercado, aliado ao conhecimento técnico de desenvolvimento de sistemas, possibilitou a criação de uma ferramenta extremamente aderente aos negócios dos seus clientes, agregando valor à operação e extraindo todo o potencial estratégico dos PDV's.
Hoje, já são mais de 100 clientes pelo Brasil utilizando a ferramenta. “A solução completa proporciona alta de até 36% na operação e um incremento de 4% a 7% nas vendas reais do sell-out (do PDV para o consumidor final), independentemente da sazonalidade dos itens. Isso significa resultados concretos para os clientes que utilizam o aplicativo da Trade Force”, informa Rodrigo Leão, CEO da Trade Force.
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