HOME
MGITECH

Caso você ou sua empresa não tenham um plano de dados ilimitado, como a maioria dos usuários, então deve tomar certos cuidados para que os dados não acabem antes do fim do mês. Pagar taxas extras mensalmente ou fazer um plano mais caro podem ser medidas desnecessárias, se você conseguir controlar certos acessos, redefinir algumas configurações e, claro, conscientizar os demais beneficiários do pacote de dados.

Você sabe estimar quanto dados do seu plano 3G, 4G ou até 5G são consumidos com simples exibições de vídeos ou músicas? Em média, cada vídeo consome de 1 a 5 MB por minuto, dependendo da qualidade, enquanto a execução de músicas chegam a consumir 30 MB por hora. Isso sem contar que as fotos tiradas por smartphones estão cada vez mais pesadas, devido à maior qualidade das câmeras, chegando facilmente a 40 MB para uma única imagem.

Esse tipo de consumo é ativado pelo próprio usuário, que sabe o que está acontecendo. Porém, ainda há outras formas do seu aparelho celular ou tablet consumir dados móveis de modos imperceptíveis.

Alguns exemplos são as propagandas que rodam involuntariamente em aplicativos gratuitos ou vídeos exibidos automaticamente enquanto você percorre a barra de rolagem do Facebook – sim, esse também é um serviço tarifado.

A seguir, há algumas dicas preciosas que ajudam a reduzir o consumo de dados para todos os tipos de smartphones.

Reconfigure seu celular

Caso os aparelhos usados por você ou sua empresa sejam do tipo Android, acesse as “Configurações” e depois “Uso de Dados” para, então, clicar em “Definir o limite de dados móveis”. Assim, será possível arrastar a barra vermelha do gráfico de consumo, restringindo a quantia limite desejada.

No caso de iPhones, ao acessar “Uso dos dados”, você poderá verificar as estatísticas de consumo desde o início do uso, mas é possível também redefinir o período a ser calculado. Também é possível restringir os aplicativos que utilizam os dados móveis, além de desativar atualizações em segundo plano ou até, em casos extremos, desativar completamente os dados móveis.

Abuse do wi-fi

Se você possui uma rede de internet wi-fi, aproveite para usá-la, especialmente quando estiver viajando, devido às taxas de roaming. Também são os melhores momentos para fazer upload e download de vídeos, fotos e games, assim como assistir a vídeos e ouvir música online. A maioria dos aplicativos que possui streaming possibilita mudar a configuração para exibir apenas quando houver conexão por wi-fi.

Evite publicidades excessivas em aplicativos

É comum pensar que, ao baixar aplicativos gratuitos, você estará livre de cobranças. Infelizmente, isso não é verdade, pois muitos destes consoles são patrocinados por propagandas que abrem automaticamente no celular ou tablet, utilizando dados sem aviso ou autorização. Uma alternativa pode ser pagar uma versão superior do aplicativo que seja livre de publicidades.

Evite mensagens de voz e videoconferências

Para não extrapolar o limite do seu plano, fique longe das mensagens de voz e vídeo o máximo possível. Dê preferências para aplicativos de mensagens instantâneas. A média de consumo para mensagens de voz é de 3MB por apenas cinco minutos e, para vídeochamadas, é de 20 MB por cinco minutos.

Use navegadores leves

Nem todos os navegadores possuem a mesma capacidade e velocidade. Procure as versões mais leves à disposição e ative a opção que reduza o uso de dados. A partir de então, acompanhe a economia de dados do browser a partir do gráfico presente em “Configurações”.

Evidentemente, essas são medidas que precisam ser balanceadas com o tipo de uso e necessidade do seu cotidiano pessoal e da sua empresa. Muitas das dicas mencionadas aqui são simples de executar e podem trazer benefícios em curto prazo, oferecendo economia e ampliando a longevidade dos dados dos seus dispositivos móveis.

Outra possibilidade é adotar a tradicional calculadora para aferir quanto é consumido em média mensalmente. Assim, você poderá testar medidas de redução do uso de dados perante o impacto na conta enviada pela sua operadora. E lembre-se de que o uso consciente pode ser decisivo para que seus dados durem ao máximo.

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado