HOME
MGITECH

A Indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial, já é uma realidade dentro de muitas organizações. O conceito, que se popularizou nos últimos anos, tem o objetivo de inserir a completa automação nas fábricas, se utilizando de tecnologias disruptivas como big data, internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e computação em nuvem. Nesse contexto, termos e áreas surgiram, como é o caso da distribuição e logística 4.0.

Trata-se de uma evolução dos modelos tradicionais, que partem da necessidade do aumento do investimento em recursos tecnológicos que permitam expandir a fração do mercado controlada pelas empresas e trazer melhores resultados como um todo.

Essa demanda foi gerada, em grande parte, pelo crescimento do setor logístico nos últimos anos, primeiramente em decorrência da transformação digital, a qual mudou também o comportamento de compra do consumidor, bem como pela pandemia de coronavírus, grande propulsora do mercado e consumo online. 

Para se ter uma ideia, segundo o relatório Índice de Movimentação de Cargas no Brasil, desenvolvido pela AT&M, no primeiro quadrimestre de 2021, o Brasil registrou R$ 3 trilhões em movimentação de cargas, sendo que no mesmo período do ano passado foram somados R$ 2,1 trilhões, o que equivale a um aumento de 38%.

Aproveitar todas as possibilidades de crescimento e lucratividade que esse cenário oferece depende de processos e tecnologias eficientes que atendam a esta realidade. 

Se você chegou até aqui, provavelmente é porque está buscando mais informações sobre o assunto. Nesse caso, acompanhe o nosso artigo, pois é justamente sobre isso que vamos falar!

Do que se trata a Logística 4.0

A logística 4.0 é uma expressão que denota uma evolução da logística, ultra conectada e que atende aos requisitos de produtividade, velocidade, eficiência, disponibilidade de um grande volume de informações, bem como redução de custos impostos pela Indústria 4.0. 

Nela são priorizados os processos e tomadas de decisões baseados em dados, os quais são produzidos tanto internamente quanto em transportadores, armazéns, clientes e fornecedores. Essa integração e outras possibilidades são possíveis graças a soluções modernas como computação em nuvem, uso de realidade aumentada, webservices, EDI, big data, Business Intelligence (BI), mobilidade e analytics.

O setor, obviamente, é impactado positivamente por essas mudanças. Se até poucos anos era comum manter grandes estoques e correr o risco de sofrer prejuízos por conta de prazos de validade e dificuldades de armazenamento, por exemplo, hoje é possível se aplicar a gestão inteligente de estoques. 

Benefícios da Logística 4.0

A partir das mudanças nos processos logísticos proporcionadas pelos recursos tecnológicos citados e outros, as indústrias obtêm uma série de vantagens, a começar pelo diferencial competitivo. Veja outros benefícios a seguir:

- Minimização de perdas e desperdícios em função da redução de estoques e das tarefas digitalizadas e autônomas, que proporcionam uma precisão muito maior, bem como uma atuação manual menor por parte dos operadores, por exemplo;

- Prazos de entrega menores a partir da modernização dos processos com o auxílio da tecnologia;

- Otimização dos espaços e despesas com armazenagem de insumos e produtos, pois os gestores podem ter uma visão panorâmica do estoque, o que traz mais assertividade em relação às compras do que realmente é necessário;

- Maior segurança da cadeia de fornecimento graças ao acesso facilitado aos dados de cada parceiro e rede interligada de negócios;

- Aumento da satisfação de clientes e parceiros, pois todos os processos são melhor embasados, trazendo eficiência, produtividade e melhor experiência a todos os envolvidos. 

O que é a Distribuição 4.0

O conceito de distribuição 4.0 diz respeito a um modelo capaz de proporcionar aos distribuidores as vantagens que a integração entre tecnologias disruptivas pode trazer, focando principalmente na otimização do desempenho e produtividade da organização.

Na prática, as mudanças iniciam na automatização de rotinas diárias, padronizando processos e garantindo confiabilidade de dados. Por exemplo, uma indústria que aplica a distribuição 4.0 faz o recebimento de mercadorias por meio de coletores de dados, realiza o processo de separação por recursos de voice picking e identifica as caixas no seu Centro de Distribuição com a utilização de etiquetas de RFID. Isso sem contar a IA, a qual traz informações preditivas de mercado. Como exemplo desta tecnologia na distribuição, é possível destacar o avanço de empilhadeiras automatizadas e sem operadores, sistemas de armazenagem automáticos, como transelevadores e esteiras inteligentes, digital picking system, entre outros.

Entre as principais vantagens a citar estão os centros de distribuição mais inteligentes e a virtualização dos armazéns através de sistemas de monitoramento dos fluxos de trabalho e operações. Além disso, tem a possibilidade de conectar os embarques e rastreá-los em tempo real por meio da Internet das Coisas (IoT). Vale ressaltar que a transição para as tecnologias da Indústria 4.0 em centros de distribuição conduzirá mudanças em todo o processo, desde a reconfiguração da força de trabalho até o gerenciamento, análise, proteção e ação sobre os dados.

A IoT, inclusive, tem várias aplicações nos serviços logísticos e de distribuição, oferecendo soluções que melhoram a produtividade da cadeia de abastecimento e, portanto, a competitividade dos negócios. 

Para ficar mais claro, recursos como sensores, leitores ou scanners e sistemas de armazenamento de informação em nuvem permitem a conexão das "coisas" à internet, para que o fabricante, o fornecedor logístico e até o cliente final conheçam o estado dos produtos, sua localização e o tempo de entrega estimado.

Empresas que pretendem acompanhar as mudanças do cenário brasileiro e mundial, tendo melhores resultados a partir disso, precisam estar atentas ao conceito de distribuição e logística 4.0, já que os recursos tecnológicos trazem inúmeras possibilidades de otimização, automatização e crescimento. 

Conte com apoio especializado na sua jornada para uma logística e distribuição mais eficiente

Na MGITECH nosso propósito é simplificar o trabalho operacional das pessoas, para que desenvolvam mais suas capacidades humanas. Geramos valor aos nossos clientes, pois permitimos que foquem no seu negócio e que seus colaboradores sejam mais produtivos, tudo isso  com mais segurança. Fale conosco>

New call-to-action

Envie um comentário

Topicos

Mantenha-se Atualizado