HOME
Felipe Pagliai

wifi_abgn.jpgVocê conhece os padrões de rede Wi-Fi? As redes Wifi são divididas em padrões de sinal e cada uma delas possuem características diferentes. As mais conhecidas são a a/b/g/n que nos deparamos muitas vezes em descritivos de dispositivos que se conectam à rede Wifi.

Saiba o significado de cada uma:

IEEE 802.11 a: Este padrão é utilizado frequentemente em redes que demandam grande tráfego de informações. A principal vantagem desse tipo de padrão é a alta velocidade, como também a ausência de interferências. Este padrão Wi-Fi é para frequência 5 GHz com capacidade de 54 Mbps. O único problema encontrado nesse tipo de padrão é o seu alcance de sinal, que não é capaz de atingir grandes distancias. 

IEEE 802.11 b: Este padrão é comum em redes domésticas e em pequenas empresas. Ao contrário da IEEE 802.11 a, a principal vantagem é o seu alcance. Porém, sua velocidade costuma ser inferior em comparação com as demais. O padrão Wi-Fi IEEE 802.11 b possui a frequência 2,4 GHz com capacidade de 11 Mbps.

IEEE 802.11g: É um padrão similar ao IEEE 802.11 b, porém, com a diferença de possuir velocidades superiores. Assim como o padrão (b), também é usado em residência e empresas de porte pequeno, mas possui uma desvantagem: o alcance costuma ser menor ao padrão (b).  O padrão Wi-Fi IEEE 802.11g possui frequência 2,4 GHz com capacidade de 54 Mbps.

IEEE 802.11n: Este é o padrão mais sofisticado. Com ele chegaram algumas melhorias nos algoritmos de transmissão e a implantação do MIMO (multiple-input multiple-output). O MIMO permite que a placa utilize diversos fluxos de transmissão, utilizando vários conjuntos transmissores, receptores e antenas, transmitindo os dados de forma paralela. O resultado disso é uma melhor qualidade de alcance e velocidade perante aos demais padrões de rede. O padrão Wi-Fi IEEE 802.11n possui frequência 2,4 GHz e/ou 5 GHz com capacidade teórica de 65 a 600 Mbps.

Leia também:

Porque a Internet do Brasil é tão lenta?

Envie um comentário

Topicos

Mantenha-se Atualizado