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CIOs Com o uso dos dispositivos móveis mais do que consolidado no ambiente corporativo, é hora de os CIOs definirem estratégias nessa área – não importa se a organização adotou uma política como a do BYOD, em que os funcionários levam seus aparelhos pessoais para usar comercialmente, ou se há uma demanda pela aquisição de mais tablets, por exemplo.

Ao ter em mãos uma estratégia bem desenhada, os líderes de TI conseguirão se manter no topo da inovação. Além disso, será possível justificar gastos com aquisição de tablets para mais usuários, aumento de segurança para aparelhos móveis e o desenvolvimento de aplicativos de produtividade.

Considere, portanto, alguns pontos que podem ajudar no desenvolvimento dessa estratégia:

·        BYOD: mais e mais empresas aderem à política de cada colaborador usar seu próprio gadget, já que isso, às vezes, ocorre naturalmente – o profissional tem seu celular, por exemplo, conectado à Internet e acaba checando dados da empresa ou trocando informações sobre ela em seu aparelho, por praticidade.

Isso tem ocorrido com muita frequência com tablets pessoais também. É preciso que os CIOs deem suporte a esses aparelhos: aprimorem a segurança da informação, a segurança do próprio equipamento e especifiquem até que ponto essa conexão pode ocorrer livremente – quais dados podem ser acessados e que tipo de arquivos podem ser compartilhados, entre outros itens;

·        Visualização: os tablets podem ser mais bem explorados para visualização e apresentação de relatórios, exatamente pelo tamanho de suas telas, que favorecem a exibição de mais dados e gráficos de uma só vez. Há aplicativos específicos para isso, e eles ajudam a tornar o equipamento em uma ferramenta poderosa para tomadores de decisões.

A equipe de TI se livra de ter que executar relatórios a partir de solicitações de negócios, e pode ficar mais centrada em projetos de missão crítica. É preciso, porém, que os CIOs se aproximem dos usuários de negócios para formatar processos e nivelar expectativas;

·        Papéis: se sua empresa quer ser direcionada por soluções móveis, os papéis deveriam se tornar artigos raros dentro dela. Aqui cabe uma tarefa fundamental dos CIOs de direcionar os processo em formulários impressos para os tablets.

Há programas e aplicativos que podem ajudá-lo nisso. Mais do que passar a fazer e consultar documentos no gadget, eles podem ficar armazenados na nuvem, facilitando o acesso e compartilhamento;

·        Marketing: em parceria com o setor e os executivos de Marketing, você pode ajudar a mobilizar o time de vendas com o uso do tablet. O equipamento pode ajudar no acesso ao gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM), no planejamento de recursos da empresa (ERP) e em apresentações de vendas. De fato, uma boa estratégia de força de vendas envolve não só vendas, mas marketing e tecnologia – essa combinação pode contribuir para uma mensagem de vendas dinâmica, que realmente chama a atenção dos clientes e prospects;

·        Auditoria: é essencial que o CIO saiba como os usuários interagem com as propriedades e serviços corporativos via tablet. Ainda, é preciso saber como o seu cliente externo interage com sua organização. Ferramentas específicas para esse acompanhamento podem ajudá-lo a ter sucesso.

Ter o CIO à frente da estratégia para o uso de tablets na empresa pode auxiliar os usuários de negócios a se beneficiar de inovações em aplicativos móveis. Isso será decisivo para obter uma vantagem competitiva para toda a equipe. Estude algumas soluções do mercado e busque um parceiro experiente e confiável de TI para auxiliá-lo nessa empreitada.

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