A especialista em segurança de rede Fortinet fez uma pesquisa em 2013 com mais de 3.200 funcionários de empresas, com idade entre 21 e 32 anos, e descobriu que cresce a probabilidade dos funcionários da geração Y infringirem as políticas corporativas que regem o uso de dispositivos BYOD e contas de armazenamento em nuvem. A vontade de quebrar essas regras aumentou em 42% em relação a mesma pesquisa realizada em 2012.
A pesquisa também concluiu que conforme a Geração Y têm sido vítima de cibercrimes em seus próprios dispositivos, também tem armazenado ativos corporativos em suas contas pessoais na nuvem.
A pesquisa ainda concluiu:
• 45% afirmaram que as políticas de BYOD os tornam mais capacitados;
• 51% disseram que violariam as políticas que proíbem o uso de dispositivos pessoais no trabalho ou para o trabalho;
• 36% disseram que usam sua própria conta em nuvem, por exemplo, DropBox, para trabalhar e que quebrariam as regras para continuar o uso;
• 48% podem violar as políticas destinadas a conter o uso de tecnologias emergentes, como Google Glass e smart watches;
• 89% têm uma conta pessoal em pelo menos um serviço de armazenamento em nuvem. DropBox lideram com 38% do total da amostra.
• 70% usam essas contas para fins de trabalho. Sendo que 12% armazenam senhas de trabalho, 16% informações financeiras, 22% documentos como contratos e planos de negócios e 33% armazenam os dados dos clientes .
• Quase 1/3 dos entrevistados que fazem uso da nuvem afirmaram que confiam totalmente nela para armazenar seus dados pessoais. Para apenas 6% a falta de confiança causa aversão ao armazenamento em contas pessoais na nuvem.
• 52% são completamente ignorantes sobre ameaças como APTs, DDoS, Botnets e Pharming.
Todos esses dados mostram que além de investir nas políticas de BYOD é necessário que a empresa também invista em treinamentos. Quando bem explicadas, as políticas de BYOD levam a uma maior compreensão das ameaças à segurança de dados e quanto mais o funcionário estiver envolvido, mais vai entender ameaças como as citadas no último tópico e a importância de manter os dados da empresa longes de contas pessoais na nuvem.
Envie um comentário