Seja operando sob BYOD ou através de dispositivos de posse da empresa, o fato é que precisamos definir quais os aparelhos ativos, quais softwares e aplicativos em execução, e quem são os usuários. É por isso que os departamentos de TI precisam de soluções sólidas e confiáveis para os seus ativos.
SAIBA QUAIS DISPOSITIVOS ESTÃO EM SUA REDE
Muitos sistemas utilizam um fator único de autenticação, como o nome de login e senha. Essa informação geralmente fica armazenada no dispositivo, permitindo o acesso à qualquer um que aperte o botão. Mas, como saber exatamente quem está logando? Usando qual aparelho? Qual a sua localização?
Essas informações são importantes para a segurança da rede, principalmente porque a equipe móvel está mais propensa à perder ou ter o aparelho roubado, deixando as informações desprotegidas.
Saber quais dispositivos estão em trânsito também ajuda na identificação do usuário, e funcionários desligados da empresa que podem ainda ter acesso ao sistema. É possível também fazer updates remotos e bloquear o acesso aos dados remotamente, além de backups de segurança.
SAIBA QUAIS APLICATIVOS ESTÃO EM USO
Pesquisas indicam que a maioria dos gestores de TI desconhece quais aplicativos estão em uso para os processos de trabalho, e essa falta de controle pode causar problemas de compatibilidade e otimização das operações.
Aplicativos utilizados sem controle e aleatoriamente trazem riscos, principalmente se não há políticas de uso e segurança sobre a utilização dos dispositivos na empresa. Alguns aplicativos podem capturar dados dos usuários, como listas de contatos, posição geográfica e outras informações que podem incluir dados de clientes ou operações.
SAIBA POR QUAIS LICENÇAS VOCÊ É RESPONSÁVEL
Muitos aplicativos exigem licenciamento, e taxas podem ser aplicadas à empresas que estiverem fora das adequações. O combate à pirataria é grande no mundo corporativo, e sua empresa pode estar em risco.
Atualmente cerca de 20% das empresas atuam de forma irregular, e a gestão de ativos de TI é a solução para adequar licenças e aplicativos, e assim proteger a empresa.
MANTENHA OS CUSTOS SOB CONTROLE
Sua empresa está pagando por 2, 3, 4 aplicativos diferentes que fazem a mesma coisa? A taxa de perda de dispositivos é alta? Sua tecnologia está se tornando obsoleta?
Se você pensa na frente, saiba que pode obter melhores preços, descontos e condições através de negociações diretamente com os fabricantes, ainda mais se contar com um parceiro para a Gestão de Ativos de TI, que poderá controlar as operações de muitas formas, como rastrear aparelhos perdidos ou roubados, repor somente o que está em falta e monitorar o ciclo de vida dos dispositivos, para que se gaste apenas o necessário.
Desta forma, podemos dizer que o gerenciamento adequado dos aplicativos móveis é essencial para um grande número de negócios e verticais. Para operar, uma empresa precisa alinhar políticas de uso, ferramentas e segurança dos dispositivos móveis que participam do trabalho.
Envie um comentário