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Este artigo foi originalmente publicado no blog da Mobilit e reproduzido aqui com permissão. Acesse o conteúdo original aqui.

Já é impraticável pensar em negócios sem mencionar tecnologia e ferramentas. Telefones, smartphones, notebooks e tablets invadiram o espaço de trabalho tão rapidamente que ainda não assimilamos completamente essa transição.

Os altos custos nas operações, especialmente no Brasil, sobrecarregam as empresas e por vezes inviabilizam seu crescimento.

A capacidade de reduzir gastos de forma inteligente e trabalhar dentro do orçamento possível é uma habilidade valorosa, e o mercado reconhece profissionais com esse perfil.

O desafio em TEM (Telecom Expense Management) dentro de uma empresa envolve vários fatores, um deles, é o controle das faturas telefônicas. De acordo com o Instituto Forrester Research, 15% das faturas possuem erros na cobrança de  valores indevidos e serviços não utilizados. Imagine o desperdício de dinheiro mensal em uma empresa que possui centenas ou milhares de linhas e imagine também a urgência  e importância por uma solução.

Automatizar processos, ou mesmo terceirizar tarefas, é uma excelente opção para todo e qualquer tipo de negócio.

Pequenas e médias empresas com gerenciamento em TEM economizam 22% mais. Implementação de novas tecnologias, falta de controle interno e segurança caracterizam outros  fatores relevantes para análises em Telecomunicações, tópicos que exigem administração e gerenciamento competente.

À seguir, relacionamos algumas práticas para uma estratégia bem sucedida:

  • Possuir uma política de segurança com instruções específicas de conduta e uso de dados, para equipe interna e externa;

  • Manter o registro do Inventário atualizado com linhas e dispositivos em atividade;

  • Auditoria de Contas, apuração e comparação de faturas telefônicas, para comparar o que está sendo pago com o que foi contratado;

  • Negociação de contratos com as operadoras, obtenção de melhores tarifas, promoções e descontos;

  • Controle remoto de dispositivos, para updates via wi-fi e situações de risco como perdas , roubo e acesso não autorizado. Possibilidade de bloqueio remoto de contas e dados;

  • White List de Aplicativos, permitir a instalação de apps seguros e permitidos, afastando o perigo de instalação de softwares maliciosos na rede corporativa;

  • Conectividade SSL VPN. Habilitar um Rede Virtual Privada garante o acesso seguro encriptado aos servidores da empresa por funcionários de campo ou escritórios regionais via internet, sem a necessidade de software próprio;

  • Updates regulares nos dispositivos da empresa, para que estejam atualizados contra ameaças e sistemas nivelados;

  • Sistemas com mecanismo de prevenção e detecção de ameaças (IDS/IPS), que monitoram e alertam sobre atividades suspeitas, identificando pontos vulneráveis e usuários mal intencionados, podendo se estender para os dispositivos móveis.

Esses são alguns pontos que fazem parte do gerenciamento de Telecom. Se possuía alguma dúvida sobre a sua importância, pode observar que trata-se de um processo complexo, múltiplo e de crescimento irrefreável. As telecomunicações já figura na lista dos maiores custos pelas empresas, e ao mesmo tempo é a área em que maior economia pode ser alcançada, se foram empregadas estratégias eficientes e planejadas.

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