HOME
MGITECH

chromebook.jpg

Parece que a Microsoft tinha razão para se preocupar com o projeto do Google Chromebook . De acordo com os últimos números da NPD , Chromebooks são responsáveis por 21% de todas as vendas de laptops e quase 10 por cento de todas as vendas de computadores para empresas em 2013. Isso é acima de praticamente todos os concorrentes, em relação ao ano anterior . Dado que a Apple não é relevante no canal de vendas comerciais ( comandou com  1,8% das vendas) , o aumento da participação do Chromebook está chegando ao custo do Windows.

Há alguns anos atrás , Chromebooks foram motivo de chacota . Eles estavam com baixo desempenho para laptops e não eram mesmo bons na única coisa que poderiam fazer (ou seja , navegar na web) . Ninguém realmente se interessou, apesar de seu baixo preço. Vendas iniciais foram mais do que decepcionantes, e até mesmo alguns parceiros de hardware do Google  só estavam fazendo isso como uma forma de pagar favor ao Google . Todo o projeto parecia fadado ao fracasso desde o início.

Mas de alguma forma , o Google preso às suas armas e ao longo dos últimos dois anos, deixou de ser irrelevante para realmente ter uma parte considerável no mercado de notebooks . E não apenas no mercado empresarial. A Amazon esta semana informou que dois de seus três laptops mais vendidos durante a temporada de férias foram Chromebooks .

Há dois anos , parecia que o Chromebook só estava fazendo algo bom nas escolas. Aqueles eram , afinal, os únicos números do Google nunca compartilhados. Durante o ano passado , no entanto , algo mudou. Google criou um ecossistema mais diversificado de parceiros de hardware que agora inclui praticamente todos os grandes fabricantes de laptop , incluindo Lenovo (embora apenas para a educação ), HP , Toshiba e Acer .


Durante o ano passado, o ChromeOS também passou de um simples truque para algo que é mais como um sistema "real" de funcionamento ( no sentido de que ele se parece mais com um PC normal e menos com um laptop que só pode executar um navegador ) . Enquanto a Microsoft adora apontar que Chromebooks só são úteis quando você está on-line (que hoje em dia é praticamente verdade para qualquer computador de qualquer maneira ), uma área de engenheiros do Google trabalhou duro adicionando mais capacidades off-line.

Os Chromebooks de hoje não são nada como o velho Cr -48 protótipo que o Google enviou uma vez aos blogueiros no final de 2010 . O fato de que a Microsoft já começou a fazer piada deles só mostra que ele está preocupada com a perda de quota de mercado no mundo dos negócios . E a Microsoft deve mesmo se preocupar.

 

fonte: techcrunch

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado