HOME
MGITECH

A indústria 4.0 visa integrar a customização em massa de produtos e serviços, proporcionar uma altíssima flexibilidade para se lidar e gerenciar as diversas cadeias de valor envolvidas, e gerar mais agilidade organizacional para dar suporte a todo esse modelo. 

Além da iniciativa privada, o setor público tem um importante papel em relação a estes avanços, oferecendo apoio e suporte, que certamente contribuirão para melhores resultados financeiros e econômicos no presente e no futuro. 

O poder de compra do Estado, aliado à criação de mecanismos de investimentos e financiamentos para startups e organizações, é decisivo para estimular as empresas a investirem na modernização tecnológica. 

No Brasil, inclusive, já existem ações em andamento com este foco.

O projeto do governo brasileiro para a indústria 4.0

O governo brasileiro criou um plano estratégico para impulsionar a adoção das tecnologias da indústria 4.0 por todo o país. Uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa denominada Rede MCTI/EMBRAPI de Inovação em Transformação Digital, que visa intensificar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de maior complexidade tecnológica. 

Para viabilizar esta ação, pelos próximos cinco anos, serão investidos pelo menos R$80 milhões em projetos das indústrias brasileiras. A meta é fazer com que passem a desenvolver e utilizar recursos tecnológicos que otimizam as operações, como Manufatura 4.0, conectividade e Internet das Coisas (IoT). 

Outra estratégia é o projeto Mapeamento 4.0, também realizado em parceria entre o MCTIC e SENAI – DN. Este tem o objetivo de fazer um levantamento sobre as iniciativas existentes no País em relação ao Plano CT&I para Manufatura Avançada no Brasil, lançado em 2017 pelo MCTIC. 

Com esses dados em mãos, o governo pode facilitar e aproximar as organizações interessadas em avançar na indústria 4.0 daquelas que estão disponibilizando estratégias neste sentido. Até o momento, são 92 iniciativas cadastradas em todos os estados do Brasil. Entre elas estão cursos, capacitações, eventos, programas de apoio financeiro e gerencial, além de outras ações relacionadas ao tema. 

As categorias que recebem apoio para implementação da indústria 4.0

Para facilitar o processo de adoção da indústria 4.0 no país, ao mesmo tempo em que se analisa as lacunas relacionadas a ações e regulações para criar oportunidades, o governo federal também organizou as categorias que receberão apoio neste sentido. São elas:

  • Tecnologias - Desafio: Convergência e integração tecnológica em produção avançada para aumento da competitividade

A indústria 4.0 é diferente das outras revoluções industriais, pois integra diversos recursos tecnológicos, em vários graus de maturidade, os quais convergem e atuam de forma híbrida em relação a produtos e processos produtivos tradicionais e novos. Nesse sentido, é importante que as indústrias estejam aptas tanto à implementação das tecnologias disruptivas da transformação digital quanto em criar estratégias para que elas, atuando em conjunto, otimizem as operações.

  • Capital Humano – Desafio: Recursos Humanos para o desenvolvimento da produção avançada

Uma das preocupações do setor público para a adoção da indústria 4.0 nas empresas é a falta de mão de obra qualificada. Isso envolve formação, educação continuada e todos os níveis de qualificação, desde capacitação básica até o uso de tecnologias avançadas. Vale frisar que isso é ainda mais acentuado nas pequenas e médias empresas, onde líderes e colaboradores muitas vezes desconhecem a utilidade e vantagens da manufatura avançada para sua estrutura organizacional. 

  • Cadeias produtivas – Desafio: Produção avançada para fortalecimento das cadeias produtivas

A manufatura avançada, em que as cadeias produtivas são integradas entre si, é um caminho a ser percorrido por muitas indústrias, as quais ainda se concentram em segmentos econômicos que não contam com digitalização. Ao mesmo tempo, em muitos casos utilizam métodos produtivos da segunda revolução industrial. 

  • Infraestrutura – Desafio: Promoção das infraestruturas como instrumento de suporte a iniciativas em produção avançada

As infraestruturas para a implantação da indústria 4.0 devem ser vistas pelos aspectos do suporte governamental às empresas, do apoio científico, tecnológico e educacional pela área acadêmica e da estrutura empresarial focada no desenvolvimento de cadeias produtivas. As principais limitações neste sentido se dão pela ausência de ações para o preenchimento de brechas ou otimização de algumas tecnologias críticas para a manufatura avançada.  

  • Regulação – Desafio: Promoção das infraestruturas como instrumento de suporte a iniciativas em produção avançada

A regulação exerce papel fundamental, tanto nos processos produtivos quanto na comercialização e uso dos produtos na indústria 4.0. Nesta categoria, diversos pontos precisam de regulação, como proteção e segurança de dados, direitos a informações pessoais e não pessoais, informações contratuais, responsabilidade legal, propriedade intelectual, segurança de produto, direitos e deveres civis, trabalho, tributação e competição de mercado.  

Para superar todos estes desafios e impulsionar as empresas brasileiras a implementarem a indústria 4.0, existem iniciativas voltadas a diversas áreas, como cidades inteligentes, fábricas do futuro, tecnologias disruptivas, premiações, créditos financeiros para indústrias, soluções de conectividade, MBAs, entre várias outras. 

Já temos alguns exemplos de ações a respeito. Um deles é a Fábrica do Futuro 4.0 USP, que visa implantar e operar uma indústria com um conjunto de demonstradores de conceitos e tecnologias, visando o ensino e a pesquisa.

Há também o Curso de Extensão Indústria 4.0, com o objetivo de formar especialistas e qualificar profissionais para contribuírem com os avanços e desenvolvimento tecnológico nas empresas. 

As soluções MGITECH para alcance a indústria 4.0

De todo o modo, o dinamismo da indústria implica aos gestores manterem-se sempre atualizados sobre as principais tecnologias do mercado que podem promover mais inovação e produtividade para esses ambientes.

A MGITECH tem como principal objetivo ser uma parceira de negócios, indo além do oferecimento de soluções, mas levando inteligência e inovação para a indústria.

Fale com nossos especialistas e saiba como podemos levar tecnologias de ponta ao seu negócio.

New call-to-action

Envie um comentário

Topicos

Mantenha-se Atualizado