HOME
MGITECH

A primeira revolução industrial representou a transformação da forma de produção artesanal e, portanto, de menor escala em uma alta produção fabril com o surgimento e aplicação das máquinas.

Posteriormente ocorreu a expansão da primeira revolução industrial para outros países além da Inglaterra, como Alemanha, França e Itália com o uso do petróleo como fonte de energia, a substituição do ferro pelo aço e avanços tecnológicos durante a segunda revolução industrial.

Na terceira fase houve a Revolução Tecnocientífica com avanços na informática, robótica e nas telecomunicações com o início das discussões sobre a globalização com a redução de distâncias entre as várias partes do mundo.

A Quarta revolução industrial surge com a ampliação dos recursos da informática e a sua aplicação na automação total das indústrias com sistemas ciber físicos capazes de tomar decisões descentralizadas e em rede, criando fábricas inteligentes.

Um exemplo do avanço desta inteligência artificial foi a criação do robô Sophia em 2015 capaz de reproduzir até 62 expressões faciais sendo o primeiro robô a receber a cidadania da Arábia Saudita em 2017. 

Os avanços obtidos durante esta quarta revolução na indústria continuam em evolução constante o que levou muitos estudiosos a determinarem que já estamos vivendo a Quinta revolução industrial.

A chamada Indústria 5.0 tem como principal característica alinhar todos os avanços tecnológicos proporcionados pela robótica e informática na quarta revolução com a inteligência humana.

Aliás o robô Sophia é um ótimo exemplo desta integração pois um Ciborgue criado a partir de Inteligência artificial com atitudes muito semelhantes aos humanos já apresenta uma característica da Indústria 5.0, a flexibilidade e agilidade nas mais diversas situações. 

A Indústria 5.0 visa aumentar a produção da indústria e a eficiência através da total integração e colaboração entre os seres humanos e os sistemas inteligentes. Para a realização de tarefas repetitivas, funções mecânicas e nas análises preditivas serão utilizados softwares e robôs, liberando o homem para explorar sua criatividade e oferecer soluções customizadas para cada nova demanda. 

O poder de personalização é uma das principais características que diferencia a Indústria 5.0, permitindo às fábricas implementarem alto nível de automação e maquinário cognitivo capaz de produzir, praticamente o que quiser, possibilitando ao cliente selecionar as variedades e características dos produtos que desejar. 

Essa maior flexibilidade dos fluxos produtivos proporciona o atendimento pleno da demanda com a otimização da experiência do consumidor e o aumento da lucratividade.

Qual a relação entre a Indústria 5.0 e a manufatura?

Esta aplicação dos recursos tecnológicos da robótica tem um impacto positivo direto no setor da manufatura e produção. 

A Indústria 5.0 envolve a automação de processos integrada com a tecnologia da informação permitindo aos robôs desempenharem funções complexas.

Neste novo cenário no setor da manufatura, a utilização de equipamentos como tablets, smartphones, coletores de dados, terminais e outras soluções para a coleta de dados e conectividade, serão essenciais para que as empresas possam realizar uma revolução na sua produtividade.

O que a Indústria 5.0 oferece para o setor de manufatura?

O total aproveitamento das vantagens da Indústria 5.0 na manufatura não se restringe apenas à posse dos mais avançados gadgets citados anteriormente, afinal a tecnologia de ponta na conexão, integração e tráfego de informações são essenciais para a troca de informações e o desenvolvimento em tempo real das soluções sob demanda necessárias. Confira alguns aspectos-chaves da Indústria 5.0:

  • IoT

IoT significa a Internet das coisas, mas você sabe realmente o que é? 

Hoje muitos aspectos da nossa rotina dependem de processos informatizados que só são possíveis através de uma conexão com a Internet. Caixas de mercado e reconhecimento facial para acesso, são exemplos de aparelhos que só funcionam quando conectados por Wi-Fi ou rede de dados (3G, 4G, etc) .

IoT representa a tecnologia que possibilita objetos inanimados se conectarem, armazenarem e executarem estas diversas funções.

Dentro das empresas a demanda por essa conectividade é ainda mais forte e complexa com a utilização de diversas redes de acordo com cada setor e a utilização de maior número e maior complexidade de equipamentos utilizados.

  • Big Data

O grande volume de dados armazenados no sistema durante todos os dias é o que permitirá às máquinas trabalharem com maior eficiência e a produtividade ser ainda maior, daí o motivo pelo qual Big Data é um conceito-chave na Indústria 5.0.

  • Inteligência artificial

Um diferencial importante na Indústria 5.0 é a capacidade de decisão ser estendida para as máquinas sem a interferência humana. O uso da IA é o que permite a cada indústria atuar de forma inovadora e ágil. 

  • Cloud Computing

O processamento das informações contidas na Nuvem garante maior agilidade ao ampliar os limites de conexão entre os diversos sistemas, indo além dos servidores da empresa, outro conceito fundamental para a Indústria 5.0.


Não deixe a sua fábrica de fora das inovações da Indústria 5.0. Invista em tecnologia, capacidade de processamento e armazenamento de dados, além do apoio de uma empresa especializada no fornecimento, instalação e integração dos sistemas digitais que transformarão o seu processo de manufatura permitindo atender demandas personalizadas em sua produção com máxima eficiência e agilidade. 

Para saber mais das soluções da MGITECH entre em contato com nossos especialistas.

New call-to-action

Envie um comentário

Topicos

Mantenha-se Atualizado