Diante da alta competitividade do setor varejista, muito se fala em conhecer a jornada de compra do consumidor, de modo que seja possível oferecer uma experiência de compra de excelência. Para que isso de fato ocorra, é essencial criar estratégias que otimizem a rotina do comprador. Neste caso, o uso de tecnologias específicas para o segmento contribuem para o sucesso.
Além disso, com a revolução tecnológica, deu-se margem para a mudança de comportamento do shopper e como consequência, o conceito omnichannel, que inclusive é uma das características mais marcantes do novo consumidor, uma vez que nesse sentido, o ambiente virtual e físico se convertem, exigindo que o mercado entenda cada vez mais o que os clientes esperam.
Tecnologias no varejo que otimizam a experiência de compra
Com base nessa realidade e com o objetivo de contribuir para a otimização da experiência de compra no segmento varejista, listamos as principais tecnologias que são tendência em 2019 e que devem ser implementadas por um número cada vez maior de empresas que passam pela transformação digital.
Confira quais são elas:
Beacons
Os Beacons são equipamentos de proximidade que emitem dados por meio da tecnologia bluetooth para dispositivos móveis cadastrados. O objetivo do recurso, que promete revolucionar o mercado e fortalecer o conceito de Internet das Coisas, é permitir que haja uma interação mais rápida de possíveis clientes com seus interesses.
Por exemplo, o consumidor chega a uma loja de acessórios e, ao se aproximar da vitrine, recebe detalhes de itens como materiais utilizados, preços, opções de modelos, entre outros detalhes.
Reconhecimento facial
As soluções de reconhecimento facial são uma das principais tecnologias no varejo que permitem o mapeamento, em tempo real, dos clientes que estão circulando por uma loja.
A identificação de características, nesse caso, permite uma série de ações para o aumento das vendas. Entre elas estão o lançamento de promoções personalizadas para o público que se encontra no PDV e a alteração do conteúdo em vitrines para que se tornem mais atrativas.
Robôs assistentes
Os robôs assistentes já são uma realidade em grandes redes, como o Walmart. O objetivo dessa tecnologia é realizar tarefas repetitivas em lojas, como manutenção de PDVs, verificação de estoques, classificação de produtos e atendimento de pedidos online.
Espelhos inteligentes
Para tornar a experiência de compra dos consumidores ainda mais agradável foram desenvolvidos os espelhos inteligentes para serem utilizados em provadores.
Além de ajudarem os clientes na decisão de compra, pois permitem a visualização de diversas combinações e a solicitação de itens para prova, por exemplo, ainda contribuem para a gestão estratégica dos negócios no setor varejista.
Autoatendimento
Presentes em lojas estrangeiras há algum tempo, as soluções de autoatendimento chegaram recentemente ao Brasil e sem dúvidas vieram para ficar. Prova disso é uma pesquisa do Cisco Customer Experience Report, que mostrou que 65% dos brasileiros se mostram interessados em utilizar a solução.
Realidade aumentada
Outra tecnologia que promete otimizar a experiência de compra dos consumidores no varejo é a realidade aumentada. O recurso permite que os clientes tenham contato com detalhes e características de um produto real sem precisar que esse esteja ali fisicamente.
Previsões, como a da International Data Corporation (IDC), demonstram que varejistas que utilizarem a realidade aumentada em seus negócios podem ter um aumento de 20% no nível de satisfação dos seus clientes e 15% na produtividade dos colaboradores.
Big Data
O crescimento do Big Data vem trazendo aos varejistas mais poder do que nunca para se adequar à experiência de compra esperada pelo novo consumidor, que inclui a personalização e a agilidade no atendimento. Tudo isso de acordo com suas características e necessidades individuais.
Inteligência artificial
Entre as tecnologias disruptivas para o varejo que otimizam o atendimento estão a inteligência artificial. Por meio de chatbots, ou assistentes virtuais, há uma interação humanizada com o consumidor, ao mesmo tempo em que as organizações têm mais facilidade em cruzar informações e definir perfis dos consumidores.
Controle inteligente de estoque
Um dos maiores desafios do mercado varejista é realizar um controle de estoque eficiente e com menos esforços. Isso é possível por meio recursos tecnológicos, como coletores de dados, que permitem as empresas a fazer o controle de produtos e toda a gestão com mais precisão e facilidade.
Venda assistida por meio da tecnologia
A venda assistida, focada em um atendimento personalizado, tem na tecnologia uma grande aliada. Inclusive, uma das tendências que favorecem a experiência de compra são recursos que permitem aos vendedores ter sempre à mão informações importantes.
Entre elas estão produtos em estoque, dados de clientes, históricos de compra, aplicação de descontos e tudo mais que torne o processo de venda o mais agradável e facilitado possível.
Por meio dessas e outras tecnologias no varejo seu cliente pode desfrutar de uma experiência memorável em sua loja, que por sua vez ganha no aumento das vendas, na fidelização de clientes e em um maior faturamento.
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