O ano de 2013 foi fatídico para os tablets, pois foi o ano em que superaram os laptops como a ferramenta mais utilizada para o trabalho móvel. Os 3 principais players do mercado (Apple, Android e Microsoft) brigaram pela liderança do mercado, e cada um deles vivenciou sucessos e fracassos em áreas específicas, que puderam servir de lição para futuros aprimoramentos.
Seria ótimo se um pudesse aprender com o outro, aprimorar as falhas para criar produtos ainda melhores. Vamos aqui examinar cada plataforma para descobrir o que poderia ser absorvido pela concorrência.
iPad
O IPad é o queridinho dos tablets, o que não quer dizer que a experiência proporcionada seja ideal. O Ipad poderia aprender muito com seus concorrentes.O que aprender com Android – O IPad poderia ter a flexibilidade presente no Android. Todos sabem como o IPad funciona, e também sabem que não há outras opções de configurações e customizações. Ou você trabalha nos moldes do IPad, ou é melhor procurar outro sistema. A Apple poderia repensar sua estratégia e prover os usuários com mais opções, para ser mais abrangente.
O que aprender com o Surface – O Surface tem uma grande lição que pode ensinar à Apple: Expansibilidade.
O Surface possui entradas MicroSD e USB 3.0 muito úteis para expandir as capacidades do tablet. Com o Ipad, não existe essa possibilidade. A Apple precisa considerar seriamente que o usuário corporativo precisa ter uma entrada USB.
Android tablet
O Android está fazendo um grande trabalho ganhando cada vez mais o market share do IPad, ao oferecer tudo o que o outro não tem. No entanto, o Android não deve relaxar em cima de sua crescente reputação. Ao invés disso, precisa prestar atenção ao que os outros estão oferecendo.
O que aprender com o IPad – Quando o IPad AIR foi lançado, deixou os consumidores boquiabertos com a sua leveza, display e duração da bateria. O chip A7 de 64 bits pegou o Android de calças curtas, e demorou até uma opção à altura ser apresentada ao público.
O que aprender com o Surface – O grande trunfo do Surface sobre o Android foi o robusto e funcional pacote Office. O Android precisa aprender que deve oferecer aos consumidores ferramentas que possibilitem realizar o trabalho, sem precisar baixar tudo o que precisam.
Microsoft Surface
O Surface está evoluindo para ser de fato um dos melhores tablets já produzidos para o público corporativo. Mesmo assim, ainda pode aprender com os seus companheiros.
O que aprender com o IPad – Definitivamente, o Surface precisa aprender que engenhocas estão fadadas ao fracasso, e aquele teclado que parece de brinquedo nunca irá ter o sucesso do IPad. A Microsoft precisa ter umas lições de marketing e design com a Apple, adotar uma postura séria e direcionar seus produtos para o público corporativo.
O que aprender com o Android – O Surface poderia aprender uma coisa ou duas sobre eficiência de Interface. Mesmo tendo um pacote de softwares adequados para o trabalho, o Windows 8.1 não agrada muito quando o assunto é praticidade, especialmente para equipes móveis. A Microsoft poderia se esforçar para oferecer um layout que fosse realmente prático. Quem sabe no Windows 10?
Como podemos ver, cada plataforma tem suas peculiaridades, seus pontos fortes e fracos, mas todas contribuem e se esforçam para sempre melhorar seus produtos. Mesmo não admitindo, é notório que devem estar de olho no que os concorrentes estão fazendo. Quem deve sair ganhando no final é o usuário, que terá uma experiência em mobilidade única, revolucionária para o os processos de trabalho.
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