HOME
MGITECH

A mobilidade corporativa há tempos deixou de ser uma tendência para se tornar necessidade básica. Isso é ainda mais verdadeiro no cenário de pandemia de coronavírus, a qual alterou drasticamente o modelo de trabalho, levando as empresas a operarem de forma remota. 

Hoje, mais do que nunca, é imprescindível que as organizações invistam em soluções tecnológicas que promovam processos flexíveis, ágeis, inteligentes e eficientes independentemente da distância. 

Pensando em auxiliá-las nesse momento de mudanças, preparamos esse conteúdo, no qual explicamos o uso da tecnologia, suas vantagens e como aplicá-la de forma assertiva. Confira!

O que é mobilidade corporativa?

O conceito de mobilidade corporativa anda lado a lado com a transformação digital, pois visa promover a otimização dos processos diários e o atendimento às demandas por soluções ágeis e modernas. 

Segundo a definição da VMware, o termo se refere à "tendência crescente das empresas em oferecerem opções de trabalho remoto, permitirem o uso de laptops pessoais e dispositivos móveis para fins comerciais, além de usarem a nuvem para conceder acesso aos dados. A mobilidade corporativa reconhece a necessidade de mais agilidade devido à mudança do modelo tradicional de negócios, com base em escritórios centrais.”

Na prática, pode ser definida também como uma estratégia que desenvolve, executa, gerencia e moderniza recursos tecnológicos e dispositivos móveis, bem como suas conexões com os softwares e as informações de uma organização. 

4 benefícios da mobilidade corporativa

Ao utilizarem dispositivos e sistemas dotados de tecnologias como inteligência artificial, machine learning e cloud computing, o trabalho remoto ou em formas híbridas nas empresas ganha em colaboração e segurança.

Isso sem contar que o fato de poder trabalhar nos próprios dispositivos está se tornando cada vez mais corriqueiro é aceitável, fazendo com que apps e sistemas não preparados para uso em múltiplas telas estejam destinados à extinção. Para te mostrar como a mobilidade pode auxiliar a rotina de seu negócio, listamos 4 importantes vantagens:

  1. Redução de custos

Ao adotar a mobilidade corporativa, não havendo a necessidade de investir em infraestrutura fixa, as empresas podem diminuir custos e direcionar melhor o foco de seus gastos.

Sendo que, o montante que é economizado pode ser empregado em outras demandas importantes para o crescimento da empresa. 

  1. Otimização dos processos

Com a flexibilização advinda da mobilidade, os colaboradores têm fácil acesso a sistemas e informações na nuvem, bem como conseguem se comunicar com outros membros do time e realizarem todas as suas tarefas em quaisquer dispositivos conectados à internet. 

Isso gera maior produtividade e, assim,  se otimiza processos que antes poderiam sofrer interrupções entre cada etapa. 

  1. Mais agilidade para atender clientes

Os clientes atuais exigem um atendimento omnichannel, ou em múltiplos canais. Por isso, ao contar com processos integrados e sempre atualizados, as diferentes áreas podem ter acesso às mesmas informações, proporcionando uma experiência personalizada e positiva aos clientes. 

  1. Melhor comunicação entre equipes

O uso da tecnologia para a mobilidade corporativa também aumenta a integração entre as equipes que trabalham separadas na maior parte do tempo, minimizando problemas como ruídos de comunicação. Afinal, os colegas estão a um clique de distância. 

Além disso, é possível observar cada vez mais casos em que, mesmo em home office, times atuam com a mesma qualidade do que quando estão no escritório. Isso se deve, em grande parte, à conectividade por meio de VoIP, chamadas de vídeo e mensagens instantâneas, por exemplo, o que é possibilitado por uma rede segura e eficiente.

Como adotar a mobilidade corporativa em sua empresa

Está claro que a eficiência, a flexibilidade e a agilidade trazidas pela mobilidade corporativa trazem diversos benefícios para as organizações. No entanto, para ter sucesso, é preciso criar uma política de uso clara e aceitável, além de um plano de gestão que garanta a governança e altos padrões de segurança. Veja agora algumas formas de implementar a estratégia em seu negócio:

- Soluções de videoconferência: para promover engajamento, integração e colaboração entre o time à distância, os recursos de videoconferência são uma boa solução. Além disso, é possível fazer reuniões com clientes de forma remota;

- Proof of Delivery: o comprovante de entrega é uma solução que roteiriza, rastreia em tempo real e comprova a entrega de produtos, desde que são expedidos até a entrega final ao cliente. Isso é feito através de smartphones e tablets;

- Ordem de Serviço em Campo: voltado para agilizar as atividades de campo, o recurso identifica necessidades de serviços como manutenção, correção e mudança de local, comunicando aos responsáveis por meio de ordens de serviço automáticas;

- Mobile Device Management (MDM): o MDM é uma solução que permite a distribuição de aplicações, dados e configurações para os dispositivos móveis, tornando a gestão tão simples quanto em ambientes desktop tradicionais. 

Adotar a mobilidade corporativa no dia a dia pode ser o que sua empresa precisa para gerar diferencial competitivo, inteligência de negócios e melhores resultados no presente e pelos próximos anos. 

Para isso, ela deve contar com soluções tecnológicas que conectem todos os processos, desde a produção até a venda final para o cliente. A MGITECH, que tem 29 anos de experiência na área da tecnologia, segue inovando para oferecer soluções que conectam o ambiente físico ao digital, através da combinação de equipamentos. Entre eles estão tablets, smartphones, coletores de dados, headsets e terminais de autoatendimento. Para conhecer todos os recursos, acesse o site.

New call-to-action

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado