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Este artigo foi originalmente publicado no blog da Mobilit e reproduzido aqui com permissão. Acesse o conteúdo original aqui.

O ritmo frenético das inovações em dispositivos móveis e softwares faz da gestão de todos os processos um grande desafio.

O crescimento do uso de aparelhos de propriedade dos funcionários (BYOD) cria a necessidade de reforçar a infraestrutura de suporte.

Então, como escolher o melhor pacote de ferramentas? Com toda essa atividade, os desenvolvedores de aplicativos e sistemas de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM – Mobile Device Management) lançam produtos e atualizações constantemente, com novidades disponíveis a cada 3 meses em média.

As ferramentas MDM estão se aperfeiçoando para o chamado EMM (Enterprise Mobile Management), ou seja, um conjunto de aplicações que abrange todas as funcionalidades corporativas, como políticas de segurança, aplicativos, conteúdo, rede e gerenciamento de tarefas.

2014 é um ano emblemático para as empresas que buscam estabilidade e escalabilidade.

O ano para rever suas estratégias, ou desenvolver uma, caso não as tenha ainda.

Se ainda não tem uma estratégia, saiba que você não está sozinho. De acordo com uma pesquisa do Grupo Aberdeen com 320 empresas de TI, 75% adotam BYOD (Bring Your Own Device), mas possuem pouco ou nenhum tipo de gerenciamento sobre a sua utilização.

Esse é um dado alarmante, pois a mobilidade corporativa agora se encontra no centro das atividades de TI, e para prosperar, é essencial que as empresas adotem um sistema de mobilidade corporativa (MDM ou EMM).

Para melhor lhe auxiliar nessa escolha, considere esses pontos:

COLOQUE SUAS NECESSIDADES EM PRIMEIRO PLANO

Não adianta procurar o conjunto de ferramentas EMM que possui o maior número de características, se elas não suprem as necessidades da sua empresa.

Cada caso é individual, e não há um “pacote” ideal de softwares padrão.

Por exemplo, controle sobre a utilização de dados é um requisito básico, mas você precisa também de gerenciamento de aplicativos e conteúdo?

Precisa oferecer suporte somente para BYOD ou também para dispositivos mantidos pela empresa?

Qual o sistema utilizado? Android? iOS? E quanto ou Windows Phone e o novo Firefox OS? Está preparado para dar suporte a essas alternativas?

E quanto a dispositivos auxiliares? Impressoras remotas e scanners? Leitores de código de barras, leitores sísmicos e de temperatura, e até tecnologias como o Google Glass e Smartwatches irão ter o seu uso popularizado nos próximos anos.

Mantenha-se sempre atualizado com as ferramentas que irão permitir integração além do smartphone.

ENCONTRE A FERRAMENTA QUE MELHOR SE ENCAIXA EM SEUS PROCESSOS

O TI deve encontrar a ferramenta que melhor cumpre a tarefa requerida, e nem sempre a melhor do mercado é a ideal.

Não adianta ter 7 ou 8 ferramentas líderes em suas funções, e ter dor de cabeça para administrar todas elas.

O mercado busca cada vez mais a consolidação, e por vezes uma ferramenta que é ótima em uma função e satisfatória em outras menos importantes pode servir muito bem às suas necessidades.

Gerenciar de 1 a 3 aplicações é número razoável, portanto selecione as que irão resolver o seu problema, sem causar transtorno. Quando possível, busque consolidação e integração.

EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

O BYOD coloca o usuário em uma posição importante, e implementar ferramentas às quais não há familiaridade pode anular todos os esforços.

Se não há expertise para oferecer treinamento para uma total integração EMM, opte por serviços baseados na nuvem mais simples e intuitivos, que podem suprir a sua demanda.

A integração com as ferramentas deve ser simples e intuitiva, pois o que importa no final das contas são os usuários por trás das operações.

GERENCIAMENTO DE TELECOMUNICAÇÕES

Antes do surgimento das ferramentas corporativas, os dispositivos móveis executavam funções simples como envio de e-mails e mensagens, sincronização de calandário e agenda.

Com o avanço tecnológico e aplicativos EMM, os dispositivos móveis de hoje são verdadeiras máquinas de produtividade, e um tablet ou smartphone podem fazer o papel de todo um escritório, exercendo funções cada vez mais importantes e vitais para a empresa.

Com o aumento das funções, a demanda de dados também aumenta e você irá precisar mais do que nunca de um plano de gerenciamento de dados e linhas para sincronizar todos esses processos.

Assegure-se de contratar os melhores e mais estáveis serviços de dados, com os melhores preços. Busque também soluções em treinamento, consultoria e terceirização dos processos de telecom.

Com o conjunto de ferramentas adequado para o seu caso, sua empresa não terá mais obstáculos quando o assunto for produtividade, e o trabalho não será mais atrasado por processos complicados ou ineficientes.

Ganhe ampla vantagem no mercado e sobre a concorrência oferecendo aos seus clientes operações e serviços com alto grau de excelência e qualidade.

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