HOME
MGITECH

tablet corporativoO uso dos tablets no ambiente corporativo é uma realidade mundial em muitas verticais. Mais pessoas e empresas estão descobrindo os benefícios dos dispositivos em detrimento aos PCs convencionais e os laptops.

Segundo o IDC, a base instalada de tablets globalmente no fim de 2013 era de 285 milhões de equipamentos, apenas considerando os produzidos por grandes marcas.

Sendo assim, especialistas e analistas ficam de olho no mercado para entender os próximos passos do setor e tentar prever o comportamento e necessidades dos consumidores.

Conheça, a seguir, nove tendências para os dispositivos.

1.      É provável que haja um crescimento de tablets com o sistema Windows. De fato, no ano passado, a Microsoft lançou gadgets interessantes da Dell, Nokia, Lenovo e HP. Esse crescimento faz muito sentido quando consideramos que grande parte dos sistemas de TI corporativos são baseados no Windows – fica mais fácil integrar e administrar os tablets em relação a segurança, controle de acesso e suporte. Não há necessidade de se ter uma VPN já que os equipamentos do Windows têm acesso a todos os aplicativos corporativos existentes.

2.      Para as empresas, o sistema Android é percebido como um risco para a segurança. Para muitos especialistas, ele precisará passar ainda por muito desenvolvimento para ser comercialmente adotado – apesar de ser uma opção mais barata, os códigos abertos assustam os executivos.

3.      E a segurança é tema recorrente: será uma das grandes preocupações das empresas, em TI, nos próximos anos. A violação de dados pessoais de clientes, por exemplo, pode levar uma grande corporação a perder vendas, receita e valor no mercado. A única grande certeza que se tem sobre segurança é que, em geral, os administradores de TI estão sempre um passo atrás das violações de segurança de dados.

4.      Uma das previsões defende que os aplicativos passarão a se comunicar entre si. Isso significaria que um usuário poderá desenvolver uma tarefa em um app e naturalmente mudar para outro app sem sequer notar. Seria uma integração completa entre aplicativos.

5.      A administração dos aparelhos móveis (chamada em inglês de MDM – mobile device management) passa a ser fundamental para as empresas. Os tablets passarão a ser tratados como o núcleo da MDM para o melhor gerenciamento de dados.

6.      A tendência do BYOD nas empresas – do inglês bring your own device – será reforçada graças ao uso dos tablets. Mais e mais funcionários tendem a levar e usar os seus equipamentos pessoais para acessar dados corporativos e trocar mensagens de trabalho, ainda que haja uma enorme preocupação com a segurança das informações.

7.      A área que mais adota o gadget dentro da empresa é a de vendas, principalmente porque ele é mais móvel do que o laptop e permite à equipe viajar sem grandes aparatos e se manter informada onde quer que esteja.

8.   Os tablets também tendem a simplificar e racionalizar a coleta de dados – eles substituem perfeitamente o papel e a caneta na função de coletar informações, mas com mais perfeição, já que elas são colhidas e inseridas em um sistema automaticamente. Não há necessidade de trabalho manual.

9.      De novo, menos papel: a mobilidade está fazendo as empresas substituírem revistas, portfólios e catálogos por versões para tablets. Também é comum fornecerem material de treinamento a equipes como a de vendas, por exemplo, pelo gadget – é o fim das apostilas e material impresso.

Não há volta: os tablets tendem a dominar cada vez mais os ambientes corporativos. Como líder de TI, cabe a você se manter antenado com as mudanças e tendências e providenciar as melhores ferramentas e soluções customizadas para o seu negócio, aproveitando ao máximo os benefícios da mobilidade.

tablet certo para sua empresa

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado