O varejo se transforma constantemente, e não é de hoje. As adversidades em consequência de crises econômicas, sociais e de saúde colocam em pauta a resiliência necessária para as empresas varejistas que querem se manter competitivas, conseguindo assim se adaptar aos novos padrões de consumo e de comportamento dos consumidores de forma efetiva.
A crise da COVID-19 – que ainda estamos vivenciando – deixou bem claro este cenário, obrigando os comerciantes a agirem rapidamente, e quem havia investido no digital conseguiu manter suas portas abertas. Já quem não investiu, percebeu que precisa se reinventar o quanto antes, afinal, esta nova realidade onde o dinamismo e a tecnologia são fundamentais, deve permanecer para além da pandemia, tendendo a evoluir cada vez mais.
A NRF 2022 – Retail’s Big Show, considerada a maior feira de varejo do mundo, aconteceu de 16 a 18 de janeiro de 2022, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e reuniu grandes marcas e especialistas para painéis sobre o varejo mundial, trazendo como as empresas estão se reinventando, além de mostrar tendências e tecnologias que serão vistas em um futuro próximo.
Confira alguns destaques da NRF 2022: Retail's Big Show!
Reinterpretação da loja física
A transformação digital não deve ficar apenas no e-commerce, chegando também nas lojas físicas, que devem se reinventar e aproveitar todos os benefícios que as novas tecnologias oferecem, tornando-se inteligentes e sem atrito.
Autoatendimento, pagamentos sem fricção, gamification e espaço makers são alguns dos diferenciais que tornam a jornada de compra mais atrativa e dinâmica ao consumidor que opta por ir até uma loja física.
Integração de canais de atendimento
Visto que o atendimento omnichannel é algo essencial para garantir uma comunicação ágil e fluida aos consumidores, essa é uma estratégia que já vem sendo adotada no varejo e que deve ser aprimorada para atender as expectativas do consumidor atual.
O fim das fronteiras entre offline e online possibilitará oferecer a mesma qualidade de experiência em diferentes canais, sem a necessidade de repetir informações.
Crescimento do uso de Inteligência Artificial e Machine Learning
Com a evolução dos negócios digitais, impulsionada ainda mais com a pandemia, o mercado prevê a adoção de tecnologias que criarão um ecossistema mais preditivo e apoiarão o desenvolvimento de uma experiência mais automatizada para os consumidores, estejam eles no varejo físico ou online.
É onde entram a Inteligência Artificial e o Machine Learning, tecnologias já utilizadas, mas que nos próximos anos devem crescer ainda mais, revolucionando toda a operação do varejo, indo desde o atendimento até o supply chain.
Metaverso é o futuro
Usado para denominar um ambiente virtual imersivo, coletivo e hiper-realista, o metaverso já é uma realidade no mundo dos games e a nova aposta do Facebook.
A expectativa é que invada também o varejo, com variadas possibilidades. Mas isso deve demorar alguns anos ainda, no entanto, é uma tendência que deve ser pensada e planejada desde já pelas empresas que buscam inovação e modernidade.
Implementação de posturas de ESG e DE&I
Os temas ESG - Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) e DE&I - Diversity, Equity & Inclusion (Diversidade, igualdade e inclusão) foram bastante discutidos na NFR 2022, sendo considerados importantes fatores que influenciam na decisão de compra nos dias de hoje.
Isso porque, a nova geração de consumidores está mais exigente sobre como as empresas adotam posturas sustentáveis e inclusivas em toda sua operação, esperando, inclusive, a transparência sobre suas práticas de negócios.
Leia também:
- Varejo 4.0 - Os benefícios do uso de tecnologia no setor varejista
- 5G no varejo - Como a nova rede pode impactar processos no setor varejista
Conforme observado, o varejo vem se transformando e em um futuro próximo devem surgir grandes possibilidades de inovação, sempre priorizando a melhor experiência ao cliente, em toda jornada de compra. Portanto, as empresas estão colocando muita expectativa para a adoção dessas tendências globais, que demonstram grandes vantagens competitivas e abrem portas para um novo mercado.
Soluções MGITECH para o varejo
Com um DNA em serviços digitais, nossa empresa distribui as soluções certas para que os varejistas consigam oferecer a melhor experiência para seus clientes, com máximo controle de suas operações e maior agilidade e precisão em suas decisões. Soluções como operações de loja, venda assistida, pontos de venda tecnológicos com terminais de última geração, informações em real time, controle de inventário, entre muitas outras, fazem parte do portfólio que a MGITECH oferece aos seus clientes varejistas. Saiba mais>
Envie um comentário