HOME
MGITECH

Não é difícil saber quanto custa um equipamento novo, certo? Basta uma cotação rápida com fornecedores, fazer o levantamento de quantos serão necessários e rapidamente é possível estabelecer um valor de referência para o investimento.

Em tempo de contenção de despesas e redução de custos, ao se ver diante da possibilidade de gastar com a substituição de equipamentos e tecnologia que, em última instância, ainda funciona, muitos gestores ficam muito relutantes em direcionar verba para isso, evitando ao máximo autorizar esta compra. Efetivamente, ele imagina que está evitando custos e, portanto, aumentando os lucros. Isso, infelizmente, não corresponde necessariamente à realidade.

Se por um lado os custos de compras de equipamentos são facilmente calculáveis, os custos de não investir em tecnologia são bem mais sutis, mas não menos pesados, podendo facilmente superar as aparentes economias causadas pela falta de investimento adequado.

Os itens abaixo trazem um panorama do tipo de prejuízo que as ferramentas inadequadas podem causar:

Falhas na operação

O primeiro ponto importante a ser levantado é a questão da eficácia operacional. Equipamentos ultrapassados falham com muito mais frequência do que os novos, gerando erros em registros, perda de dados, identificações equivocadas e problemas similares.

Além disso, muitos equipamentos são vulneráveis a chuva, poeira e água, requerendo cuidados especiais de proteção e manuseio e quebrando regularmente, o que atrapalha sensivelmente a produtividade.

Comunicação interrompida

A comunicação entre operador, navio e base é parte importante do trabalho, tanto para precisão na retirada de cargas quanto para a solução de problemas, e isso requer equipamento robustos e confiáveis. O não investimento nisso pode fazer com que problemas surjam sem necessidade, ou que demorem muito para serem resolvidos, prejudicando diretamente a operação.

Limitação da produtividade

Equipamentos que falham, travam e têm baixa performance naturalmente impedem o aumento da produtividade, o que impacta diretamente a capacidade de atender mais clientes. A aquisição de tablets e leitores modernos agiliza de forma notável todo o processo, melhorando a satisfação da equipe com o trabalho, aumentando a quantidade de carga movimentada por hora e reduzindo até mesmo custos com manutenção.

Quando se elenca todas estas questões, é fácil perceber que o investimento em tecnologia e equipamento de ponta, ao invés de um custo associado à substituição, é um investimento em produtividade, motivação e em sua capacidade de atender mais clientes, com mais qualidade e consistência, o que se traduz em mais lucro e maior satisfação de seu público.

New Call-to-action

Envie um comentário

Topicos

Mantenha-se Atualizado