A informatização ainda é lenta na área da Saúde. No entanto, uma reportagem do site Information Week aponta “4 tendências do futuro da TI nos hospitais”. A matéria mostra que a interconectividade vai avançar a tal ponto que chegará ao setor da Saúde, com a “formação de uma rede global de informações em que todos os protagonistas, dos pacientes aos planos de saúde, da saúde privada e pública, dos grandes bancos de dados aos equipamentos laboratoriais e de imagens, estarão interligados de forma abrangente e integral”. A estimativa é que este cenário já exista num futuro próximo.
No momento, as principais dificuldades apontadas para criar um sistema de e-saúde são:
- Complexidade das organizações e procedimentos médicos;
- Custo;
- Desafio de padrões de representação de dados e mensagens;
- Envolvimento dos profissionais de saúde;
- Gestão e a análise contínua de “big data”.
Entre as tecnologias que mais impactarão o setor saúde está a Computação em Nuvem. É previsto o crescimento do chamado ‘software as a service’ (SaaS) no setor, para facilitar e agilizar a implantanção, atualização e expansão dos sistemas usados pelos hospitais. A expectativa é que a médio prazo o resultado seja o uso pelo sistema de saúde em geral, devido ao barateamento e a disponibilidade universal desses processos. No entanto, a questão da segurança dos dados e a necessidade de modificar e adaptar centenas de milhares de softwares tradicionais baseados em redes cliente-servidor ainda será um desafio.
Outra novidade na área, que já vem ocorrendo, é a do paciente que pesquisa e se informa na web antes de consultar o médico sobre doenças e diagnósticos. O artigo chama esse novo paciente de e-paciente, e diz que ele vai, inclusive, escrever sobre Saúde em redes sociais, blogs e comunidades virtuais.
Por último, o autor do artigo e pesquisador de informática em saúde, Renato M.E. Sabbatini, ainda aponta geolocalização e rastreamento, o advento da Web 3.0 e da inteligência artificial embarcada, a robótica e a realidade virtual e aumentada entre outras tecnologias, que irão influenciar muito o setor da Saúde.
Você acredita nessas mudanças?
Envie um comentário