HOME
Leonardo Calandriello

Para escolher o equipamento mais adequado para um ambiente agressivo, além de sua selagem, outra característica a ser levada em conta é a resistência a eventuais quedas. Saiba no artigo de hoje, como é medida essa resistência e o que é certificação de proteção contra quedas para equipamentos robustos.

A certificação MIL-STD 810 é uma série de diretrizes de desempenho na fabricação de equipamentos militares, comerciais e aplicações. Essas normas foram estabelecidas pelo Departamento de Defesa dos EUA e tem como objetivo especificar faixas de condições ambientais em que um dispositivo deve ser capaz de operar para atender o cumprimento da tarefa. O padrão MIL-STD 810 é bastante utilizado nos testes de robustez de equipamentos móveis (tablets, celulares, etc). Ele mede o nível de confiança na resistência e durabilidade de um equipamento. O processo de teste segue as diretrizes, que incluem documentação do programa, funções do programa, os padrões de teste, criterios e métodos utilizados em laboratório ou mesmo em testes de campo.
Os testes atuais são realizados de acordo com planos critérios de teste pré-definidos . Os testes podem ser laboratoriais ou em ambiente natural, ou uma combinação, conforme o caso. O padrão mais recente é o MIL-STD 810G, que nada mais é do que uma revisão dos padrões MIL-STD 810F e MIL-STD 810E. Os métodos de teste em laboratório são divididos em 24 categorias e, posteriormente, os procedimentos (exames específicos ou níveis) adequados ao ambiente em que o equipamento deverá ser usado. Dentre as categorias estão: resistência a altas e baixas temperaturas, umidade, radiação, choque, vibração e quedas.

Os tablets da Motion Computing são certificados pela norma militar MIL-STD 810G para quedas de até 1,20 metros no concreto. O tablet F5v, por exemplo, suporta até 26 quedas dessa altura no concreto, sendo o equipamento solto de várias maneiras e posições diferentes durante os testes. Veja abaixo o vídeo do teste:

 


 

Quer saber mais sobre robustez de um equipamento? Confira nosso post sobre Gorilla Glass e sobre selagem IP, que protege o equipamento contra poeira e água.

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado