HOME
Leonardo Calandriello

Muitas empresas possuem operações em ambientes agressivos para os equipamentos, por conta disso, os fabricantes de hardware desenvolveram os dispositivos robustos, (tablets, smartphones, leitores de códigos de barras, computadores, etc). Para definir qual é o equipamento ideal para cada ambiente, existem alguns tipos de certificações e classificações. Uma delas é a selagem IP (do inglês Ingress Protection) que classifica em graus de proteção os equipamentos robustos:

  • O grau de proteção de pessoas contra o contato a partes energizadas sem isolamento;
  • O grau de proteção contra o contato as partes móveis no interior do invólucro e proteção contra a entrada de corpos estranhos (incluindo partes do corpo como mãos e dedos);
  • O grau de proteção contra entrada de poeira e contato acidental com água em carcaças mecânicas e invólucros elétricos.

Um equipamento de alta disponibilidade, levando-se em consideração a aplicação em um ambiente industrial, ou mesmo em armazéns ou em campo, deve ser robusto o suficiente para estar sujeito, por exemplo, a variações bruscas de temperatura, umidade, chuva e um ambiente com bastante poeira. Para isso a classificação IP foi criada, visando definir qual o grau de proteção desse equipamento e qual o tipo de ambiente que ele suporta. 

A classificação IP possui 3 números, sendo o primeiro, o índice de vedação contra poeira, o segundo contra água e o terceiro (normalmente não utilizado pelos fabricantes, pois este número não faz parte da EC 60529), é contra impactos mecânicos. Abaixo temos a tabela explicando o valor de cada dígito para proteção contra ingressão de água e poeira:

 

classificacaoip.jpg

Falando de selagem contra pó, um equipamento IP 54 atenderá uma operação em ambiente agressivo normal, como uma indústria, trabalho em campo ou armazém. Sobre vedação contra água, a selagem 4 atende a operações sob baixo contato com líquido, o ideal nesse caso, seria partir para um equipamento esta classificação se o mesmo ficar exposto a chuvas ou trabalhar em um ambiente marítimo como um porto.

Confira o teste abaixo o teste de um Motion C5v que possui a certificação IP 54 embaixo de chuva:

 

Os equipamentos com a selagem IP 65, é recomendado em ambientes  com muita suspensão de partículas, como uma mina por exemplo. Supondo-se um equipamento IP 65 utilizado em uma mina, além da proteção contra poeira, ele poderia suportar jatos d’água de um possível vazamento.

Confira abaixo os testes de queda, exposição a jato d’agua e poeira no Xplore Bobcat, que possui certificação IP 65:

 

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado