HOME
MGITECH

Diante do aumento da utilização de dispositivos móveis provocada pelo atual cenário global, a cibersegurança vem sendo colocada cada vez mais em pauta. Na mesma medida do crescimento no volume de dados, surgiu a necessidade iminente de proteção em relação às informações pessoais e profissionais das pessoas contra os ciberataques. 

No cenário industrial, além de diversos outros usos, os dispositivos móveis também estão presentes em uma solução de MDM e, para mantê-la protegida, é preciso levar em conta determinados pontos de atenção.

Para começar, as ameaças cibernéticas vêm se tornando cada vez mais robustas e sofisticadas. Aproveitando-se do número de equipamentos utilizados para os mais diversos fins, o que inclui o uso de informações sigilosas, os criminosos investem em inúmeros tipos de ataques. 

Por isso, é fundamental priorizar ferramentas de segurança que previnam essas ameaças. Entre elas podemos citar o phishing, que consiste em sites falsos similares aos legítimos; a autofraude, quando os próprios criminosos fazem uma compra e, ao receberem o produto, pedem estorno do cartão; fraude de cartão de fidelidade, em que há o roubo de pontos e dados de cartões; além de perdas e roubos de dispositivos, abrindo espaço para o acesso indevido a aplicativos de bancos, cartões e outros. 

Como é possível aumentar a segurança e o que considerar ao escolher o fornecedor de uma solução de MDM?

O Mobile Device Management (MDM), é um sistema que faz a gestão de dispositivos móveis no sentido de promover segurança, otimizar a funcionalidade, reduzir custos e inatividade. Na prática, trata-se de uma estratégia organizacional que visa garantir que celulares, tablets e laptops estejam sempre em condições ideais e protegidos contra ameaças. Suas características essenciais são:

- instalação massiva de aplicativos: consiste na instalação de aplicativos e atualização em diversos dispositivos ao mesmo tempo;

- seleção de aplicativos: permite às empresas controlarem os apps que podem ser executados pelos colaboradores;

- geofencing: serviço que aciona uma ação quando o dispositivo entra em determinado local;

- sincronização de arquivos: recurso que sincroniza os arquivos ao servidor;

- bloqueio de funções: controla o acesso a recursos como câmera, configurações e outros;

- controle de custos: isso é feito através da restrição do tempo de chamadas ou quantidade de dados utilizados;

- eliminação remota de dados por meio da funcionalidade Wipe Remoto: finalidade de eliminar dados quando há atividades suspeitas ou uma ação necessária para a organização.

Além das características citadas, conforme o serviço contratado, é possível contar com outras soluções que otimizam a gestão remota de dispositivos.

Em função do aumento da demanda por sistemas que tragam segurança e otimização dos dispositivos móveis utilizados cada vez mais no ambiente industrial, especialmente em tempos de trabalho remoto, a oferta de soluções de MDM também tem se elevado. Por isso, no momento de escolher um parceiro para a implantação do serviço, é necessário ter alguns cuidados. Entre os fatores a se atentar estão:

Atende a real demanda da empresa?

A primeira questão a ser definida são as necessidades específicas do negócio em relação aos recursos de uma solução de MDM. Nesse sentido, a decisão deve envolver esta demanda e também o suporte oferecido aos usuários. Ou seja, deve favorecer a empresa em relação à segurança, proteção contra ciberataques e gerenciamento, na mesma medida em que facilita o dia a dia dos times.

Oferece testes da plataforma com os seus dispositivos e sistema operacional?

Outro ponto importante é a realização de testes das funcionalidades do software relacionados aos dispositivos e sistema operacional da empresa. Isso garante que a escolha seja realmente assertiva e condizente com os objetivos da organização.

Permite o compartilhamento e gestão dos dados?

A gestão de dados é um recurso que permite aos colaboradores compartilharem com líderes e setores de TI os acessos, gerenciamento e dados corporativos. Verificar esta funcionalidade antes da contratação garante que o serviço atenda às demandas da operação da empresa, facilitando o compartilhamento de dados de forma segura.

Oferece segurança (criptografia e autenticação) em caso de perda/roubo ou desligamento do colaborador?

Como citamos, é fundamental contar com ferramentas de segurança que previnam contra a perda e roubo de dispositivos, além de uma outra questão, relacionada ao desligamento do funcionário da empresa. 

Por isso, um dos recursos importantes a se analisar é se há proteção neste sentido, de forma a evitar ciberataques e também proteger os acessos a arquivos e documentos por pessoas não autorizadas ou que não integram mais o quadro de funcionários da empresa. 

A atenção a todos esses pontos visa garantir que a solução atenda tudo que a empresa precisa, ao mesmo tempo em que conta com recursos que manterão os dados protegidos contra os principais problemas decorrentes de ataques cibernéticos.

Conte com a MGITECH para uma solução de MDM segura e eficiente

Para se prevenir contra ameaças e otimizar ao máximo a utilização dos dispositivos pelas equipes de uma empresa, a melhor opção é contar com parceiros qualificados na implementação dos projetos.

Com a solução de MDM da MGITECH, sua organização contará com diversas possibilidades, como monitoramento dos equipamentos em campo, instalação de aplicativos à distância, e configurações de políticas e perfis de restrição. Isso traz segurança e governança para os usuários e seu negócio, garantindo também que os equipamentos sejam utilizados para fins corporativos.

Para saber mais sobre os nossos serviços de MDM, confira informações no site.

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado