HOME
MGITECH

Diante do aumento da utilização de dispositivos móveis provocada pelo atual cenário global, a cibersegurança vem sendo colocada cada vez mais em pauta. Na mesma medida do crescimento no volume de dados, surgiu a necessidade iminente de proteção em relação às informações pessoais e profissionais das pessoas contra os ciberataques. 

No cenário industrial, além de diversos outros usos, os dispositivos móveis também estão presentes em uma solução de MDM e, para mantê-la protegida, é preciso levar em conta determinados pontos de atenção.

Para começar, as ameaças cibernéticas vêm se tornando cada vez mais robustas e sofisticadas. Aproveitando-se do número de equipamentos utilizados para os mais diversos fins, o que inclui o uso de informações sigilosas, os criminosos investem em inúmeros tipos de ataques. 

Por isso, é fundamental priorizar ferramentas de segurança que previnam essas ameaças. Entre elas podemos citar o phishing, que consiste em sites falsos similares aos legítimos; a autofraude, quando os próprios criminosos fazem uma compra e, ao receberem o produto, pedem estorno do cartão; fraude de cartão de fidelidade, em que há o roubo de pontos e dados de cartões; além de perdas e roubos de dispositivos, abrindo espaço para o acesso indevido a aplicativos de bancos, cartões e outros. 

Como é possível aumentar a segurança e o que considerar ao escolher o fornecedor de uma solução de MDM?

O Mobile Device Management (MDM), é um sistema que faz a gestão de dispositivos móveis no sentido de promover segurança, otimizar a funcionalidade, reduzir custos e inatividade. Na prática, trata-se de uma estratégia organizacional que visa garantir que celulares, tablets e laptops estejam sempre em condições ideais e protegidos contra ameaças. Suas características essenciais são:

- instalação massiva de aplicativos: consiste na instalação de aplicativos e atualização em diversos dispositivos ao mesmo tempo;

- seleção de aplicativos: permite às empresas controlarem os apps que podem ser executados pelos colaboradores;

- geofencing: serviço que aciona uma ação quando o dispositivo entra em determinado local;

- sincronização de arquivos: recurso que sincroniza os arquivos ao servidor;

- bloqueio de funções: controla o acesso a recursos como câmera, configurações e outros;

- controle de custos: isso é feito através da restrição do tempo de chamadas ou quantidade de dados utilizados;

- eliminação remota de dados por meio da funcionalidade Wipe Remoto: finalidade de eliminar dados quando há atividades suspeitas ou uma ação necessária para a organização.

Além das características citadas, conforme o serviço contratado, é possível contar com outras soluções que otimizam a gestão remota de dispositivos.

Em função do aumento da demanda por sistemas que tragam segurança e otimização dos dispositivos móveis utilizados cada vez mais no ambiente industrial, especialmente em tempos de trabalho remoto, a oferta de soluções de MDM também tem se elevado. Por isso, no momento de escolher um parceiro para a implantação do serviço, é necessário ter alguns cuidados. Entre os fatores a se atentar estão:

Atende a real demanda da empresa?

A primeira questão a ser definida são as necessidades específicas do negócio em relação aos recursos de uma solução de MDM. Nesse sentido, a decisão deve envolver esta demanda e também o suporte oferecido aos usuários. Ou seja, deve favorecer a empresa em relação à segurança, proteção contra ciberataques e gerenciamento, na mesma medida em que facilita o dia a dia dos times.

Oferece testes da plataforma com os seus dispositivos e sistema operacional?

Outro ponto importante é a realização de testes das funcionalidades do software relacionados aos dispositivos e sistema operacional da empresa. Isso garante que a escolha seja realmente assertiva e condizente com os objetivos da organização.

Permite o compartilhamento e gestão dos dados?

A gestão de dados é um recurso que permite aos colaboradores compartilharem com líderes e setores de TI os acessos, gerenciamento e dados corporativos. Verificar esta funcionalidade antes da contratação garante que o serviço atenda às demandas da operação da empresa, facilitando o compartilhamento de dados de forma segura.

Oferece segurança (criptografia e autenticação) em caso de perda/roubo ou desligamento do colaborador?

Como citamos, é fundamental contar com ferramentas de segurança que previnam contra a perda e roubo de dispositivos, além de uma outra questão, relacionada ao desligamento do funcionário da empresa. 

Por isso, um dos recursos importantes a se analisar é se há proteção neste sentido, de forma a evitar ciberataques e também proteger os acessos a arquivos e documentos por pessoas não autorizadas ou que não integram mais o quadro de funcionários da empresa. 

A atenção a todos esses pontos visa garantir que a solução atenda tudo que a empresa precisa, ao mesmo tempo em que conta com recursos que manterão os dados protegidos contra os principais problemas decorrentes de ataques cibernéticos.

Conte com a MGITECH para uma solução de MDM segura e eficiente

Para se prevenir contra ameaças e otimizar ao máximo a utilização dos dispositivos pelas equipes de uma empresa, a melhor opção é contar com parceiros qualificados na implementação dos projetos.

Com a solução de MDM da MGITECH, sua organização contará com diversas possibilidades, como monitoramento dos equipamentos em campo, instalação de aplicativos à distância, e configurações de políticas e perfis de restrição. Isso traz segurança e governança para os usuários e seu negócio, garantindo também que os equipamentos sejam utilizados para fins corporativos.

Para saber mais sobre os nossos serviços de MDM, confira informações no site.

Envie um comentário

Topicos

Mantenha-se Atualizado