HOME
MGITECH

No cenário atual, com a tecnologia cada vez mais presente e acessível, as empresas vêm ganhando novos recursos para aprimorar suas operações, principalmente graças aos dispositivos móveis que agregam funcionalidades diversas na palma da mão. 

No entanto, quando se fala em mobilidade empresarial, engana-se quem pensa que basta simplesmente adotar equipamentos para uso profissional. É preciso considerar critérios qualificativos e as competências para um bom uso no contexto industrial e comercial – ou seja, ter um propósito claro e entender qual tipo de aparelho responde a esse objetivo.

Para atender o cenário, garantindo que as organizações tenham smartphones, tablets e outros equipamentos que ofereçam uma experiência a nível corporativo, surgiu o Android Enterprise Recommended, um programa do Google que qualifica dispositivos móveis corporativos.

Continue acompanhando o artigo e descubra as principais vantagens dessa alternativa.

Android Enterprise: a garantia técnica e qualitativa dos dispositivos móveis corporativos

O Android Enterprise Recommended consiste em uma lista selecionada de dispositivos e provedores de serviços que atendem aos rígidos requisitos corporativos do Google para que o uso de equipamentos móveis nos negócios seja efetivo.

No que diz respeito aos dispositivos, o programa estabelece especificações mínimas que um aparelho deve ter para ser considerado uma boa opção para corporações das mais diversas. Já para os parceiros, o Google também oferece um treinamento assistido, assegurando que todos os provedores e resellers sigam as recomendações estabelecidas.

Com isso, as organizações são beneficiadas pela possibilidade de contar com ferramentas e serviços poderosos para seus colaboradores, impactando de maneira extremamente positiva suas operações e elevando seu nível de atuação.

Quais os principais requisitos para a certificação de dispositivos e parceiros Android Enterprise?

Esse é um programa muito criterioso em suas qualificações, justamente porque  o objetivo central é assegurar o melhor da mobilidade para empresas.

Em relação aos equipamentos, os requisitos do Android Enterprise Recommended buscam indicar dispositivos móveis que sejam capazes de suportar o uso intensivo nas empresas. Portanto, o programa determina condições específicas para que os aparelhos possam receber o selo. 

Entenda um pouco mais sobre alguns deles:

  • Sistema operacional: se trata da versão Android que funciona no dispositivo – que pode ir desde as mais antigas ainda em funcionamento, até as mais recentes. Dispositivos robustos devem possuir as versões de 9.0 a 12.0, já os dispositivos para profissionais intelectuais, de 7.0 a 12.0 ou superiores.
  • Memória RAM e armazenamento: armazenamento de dados é uma questão essencial para o uso corporativo – principalmente pelo volume de informações que correm no dia a dia – por isso, esse é um requisito importante do programa. Para fazer parte da lista do Android Enterprise Recommended, na categoria de dispositivos robustos é preciso ter memória RAM de 2 GB a 16 GB. No caso dos dispositivos para profissionais, os requisitos mínimos são de 2 GB (RAM) para as versões 9.0 e 10.0 do Android, chegando até 32 GB de armazenamento para todas as demais versões.
  • Duração da bateria: outra questão essencial é a duração da bateria, que pelos requisitos do programa deve ser de, no mínimo, 8 horas ativas. Isso garante que os aparelhos possam ser utilizados durante toda a jornada de trabalho.
  • Aplicativos úteis: no que diz respeito às funcionalidades, o programa também avalia a qualidade da câmera, apps de contatos e mensagens, serviços do Google, entre outros recursos.
  • Segurança: o Android Enterprise exige certificações de proteção, como a Certificação IP54, que garante que o dispositivo seja resistente a poeira e projeções de água, por exemplo.
  • Métodos de registro: os aparelhos precisam oferecer, pelo menos, os dois métodos de registro mais comuns, que são Código QR ou registro sem toque (instalação Zero Touch).

Ainda sobre as qualificações, no que diz respeito a provedores e revendedores, o Google exige que a empresa comprove sua experiência, além de estabelecer que a equipe participe de treinamentos que os qualificam para atender as condições do programa.

Como o Android Enterprise contribui na rotina da sua empresa

Para as companhias que estão interessadas em otimizar suas operações e se destacar no mercado, adquirir os dispositivos e serviços que fazem parte do programa traz muitos benefícios, principalmente para agilizar, modernizar e desenvolver seus processos internos. Entre esses benefícios estão:

  • Mais mobilidade para as equipes

Com o trabalho migrando cada vez mais para um formato remoto ou híbrido, a mobilidade não se tornou apenas uma facilidade, mas uma necessidade. O Android Enterprise Recommended ajuda a garantir que as equipes tenham equipamentos capazes de suportar o uso intenso, permitindo que o trabalho seja realizado de qualquer lugar.

  • Ferramenta que alavanca os processos

Como já explicado, os dispositivos, provedores de serviços e revendedores precisam atender aos requisitos rigorosos de hardware e software estabelecidos pelo Google. Ou seja, a qualidade é garantida para que os processos da empresa sejam sempre otimizados e bem desenvolvidos.

  • Gerenciamento íntegro e mais visibilidade

A administração dos dispositivos da empresa, também passa a ser mais fácil a partir do programa. Isso porque, independentemente de quanto aparelhos sejam utilizados, eles possuem recursos padronizados para um gerenciamento mais consistente.

  • Segurança constantemente melhorada 

Além de gerenciar o uso dos dispositivos, as empresas também terão mais tranquilidade na proteção de dados. Todos os dispositivos Android Enterprise recebem patches de segurança e são atualizados sempre para as últimas versões. Isso garante que todas as informações confidenciais estejam sempre protegidas.

Levando o Android Enterprise à sua empresa

Os dispositivos móveis são grandes aliados de empresas de todos os segmentos, principalmente por toda a agilidade e flexibilidade que agregam à rotina de trabalho. 

No entanto, aparelhos que não possuem as configurações mínimas para o uso corporativo acabam sendo insuficientes para a realidade da empresa, apresentando problemas no uso e não garantindo a segurança necessária. Nesse cenário, contar com o Android Enterprise Recommended é ter a melhor experiência em mobilidade empresarial e escolher as ferramentas certas para o crescimento do seu negócio.

A MGITECH faz parte deste programa, sendo reconhecida como revendedora oficial de dispositivos móveis qualificados pelo Google. Isso quer dizer que oferecemos as soluções ideais para sua empresa, seja para compra de dispositivos ou locação. 

Fale com nossos atendentes e descubra como levar o melhor da mobilidade ao sucesso da sua equipe.

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado