HOME
MGITECH

A evolução da comunicação e a presença constante de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, indicam que as empresas estão atentas ao uso das redes e sistemas corporativos pelos usuários a partir de seus próprios equipamentos. Além disso, com a pandemia, o trabalho remoto tornou-se algo necessário, colocando ainda mais em evidência esse cenário.

No entanto, a praticidade trazida pelos BYOD (bring your own device) cria desafios adicionais de segurança, pois os usuários passam a acessar dados corporativos confidenciais e interagir com aplicativos proprietários a partir de equipamentos pessoais. Nesse contexto, visto que o Brasil sofreu mais de 3,4 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos de janeiro a setembro em 2020, como diz a plataforma da Fortinet Threat Intelligence Insider Latin America, é fundamental que as empresas estejam alertas e procurem as melhores soluções para manter seus dados protegidos.

É então neste momento que entra o Mobile Device Management (MDM, na sigla em inglês, ou gerenciamento de dispositivos móveis), uma ferramenta importante para garantir a segurança das informações, ao mesmo tempo em que traz flexibilidade e velocidade na solução dos problemas.

O MDM permite a distribuição de aplicações, dados e configurações para os equipamentos móveis, tornando a gestão dos dispositivos tão simples quanto em ambientes desktop tradicionais. Dessa forma, o gestor do sistema pode atribuir perfis de acesso e de bloqueio de uso de determinados recursos de acordo com a necessidade de cada profissional e o tipo de dispositivo que ele estiver utilizando naquele momento, aumentando a eficiência e produtividade das equipes e, é claro, trazendo segurança e governança para os usuários e sua empresa.

Conforme já mencionado, o crescimento do BYOD exige que as empresas estejam mais atentas ao gerenciamento dos dispositivos móveis. Por isso, as melhores ferramentas de MDM disponíveis tem como características:

  • Compatibilidade com as principais plataformas e aplicativos móveis do mercado;
  • Funcionam independente do provedor de serviços utilizado;
  • Podem ser implementadas de forma remota, a partir da identificação do IP de cada equipamento, atendendo as necessidades específicas de cada usuário;
  • Podem adotar, rapidamente, novos aplicativos, sistemas operacionais e dispositivos mais modernos;
  • Podem adicionar ou remover dispositivos rapidamente para assegurar o uso mais seguro e eficiente dos recursos de rede;
  • Maior segurança e privacidade, através de autenticação e autorização, criptografia de armazenamento e transmissão de dados.

O MDM garante que todos os usuários da rede corporativa estejam em conformidade com as políticas internas e rodem apenas aplicativos aprovados pela administração, dessa maneira utilizando de forma racional e produtiva os recursos de conectividade da empresa.

Este gerenciamento permite ainda que a organização trabalhe com a compra ou aluguel dos dispositivos móveis, implicando em um custo mais elevado; ou com custos reduzidos no qual os colaboradores utilizam os próprios dispositivos móveis, obtendo assim a vantagem da mobilidade e agilidade decorrentes do uso de smartphones e tablets integrados à rede corporativa.

Quer saber mais sobre o assunto? Veja este artigo sobre as características MDM que precisam estar presentes na sua empresa.

New call-to-action

Envie um comentário

Topicos

Mantenha-se Atualizado