Imagine a quantidade de papelada gerada pelo RH ou Financeiro, por exemplo. São folhas de pagamentos, relatórios, material publicitário, contabilidade, entre outros, que geram pilhas e pilhas de papel.
Reflita ainda sobre os custos embutidos na impressão, aquisição e manutenção desse equipamento?
Quem pensa que esses gastos são pequenos, engana-se redondamente!
Para mensurar o que está sendo impresso, a qualidade empregada, assim como ter assistência técnica adequada é que as empresas estão cada vez mais aderindo à terceirização de impressão, prática conhecida como Outsourcing de Impressão.
O outsourcing de impressão compreende o fornecimento dos equipamentos, manutenção preventiva e corretiva, técnico residente (dependendo do tamanho e demanda de cada projeto), fornecimento de todos os suprimentos e software de gerenciamento de impressão, de forma a atender todas as necessidades da empresa e dos usuários.
Este serviço esta cada dia ganhado mais espaço dentro das empresas dos mais diversos tamanhos e setores devido a seu grande potencial em reduzir os custos de impressão com ganhos significativos em qualidade, tanto nas impressões como em serviços.
No lugar de se preocupar com a operação e problemas de impressão, a empresa passa a gerenciar contratos de níveis de serviço (SLA) e assim fica livre de investimentos, manutenção técnica e operacional relacionado aos equipamentos de impressão.
Os projetos de outsourcing consistem em três etapas distintas:
-
Realização de um levantamento do parque atual de impressoras e sua forma de utilização.
-
Análise, elaboração e implantação da proposta de reestruturação do sistema de impressão, visando ganhos financeiros e melhor utilização das impressoras.
-
Gerenciamento e emissão de relatórios periódicos de accounting* informando o uso das impressoras, departamento e usuários.
*Relatórios de “Account” identificam os usuários, grupos de trabalho e departamentos, informando quantidade de páginas impressas, tipo de documento e todas informações referentes aos jobs submetidos.
Desta forma é possível atribuir despesas com consumíveis tais como papel, toner, e manutenção de maneira correta e precisa.
Com base no estudo sobre o fluxo de trabalho e as necessidades relacionadas ao parque de impressão, uma equipe especializada desenvolve o projeto com o objetivo de assegurar a melhora dos processos e a contenção de custos.
Tendo como princípios a agilidade e a qualidade na prestação de serviço, toda a administração das máquinas fica a cargo da empresa, sendo responsável pela instalação, manutenção preventiva e corretiva, pelo treinamento operacional, suporte, fornecimento de peças e suprimentos, além da contabilização da estrutura instalada.
Por meio de softwares especializados, se tem o controle do volume impresso, seja por usuário ou departamento e todas as despesas do processo, além de monitorar o funcionamento dos equipamentos em tempo real, o que garante sua total disponibilidade.
Benefícios do Outsourcing:
-
Redução comprovada de custos com sistemas de impressão.
-
Manutenção e suporte permanente durante o contrato.
-
Garantia de constante atualização tecnológica.
-
Eliminação de desperdícios, estoques com suprimentos e peças.
-
Padronização do parque de impressão e cópia.
-
Identificação e contabilização precisas dos custos com impressões e cópias.
-
Controle de custos e despesas por usuário.
-
Aumento de produtividade.
-
Diminuição dos ativos.
Redução de custos indiretos:
-
Instalação e Implantação;
-
Reconfiguração;
-
Gerenciamento de Rede;
-
Treinamento;
-
Provisão de papel e consumíveis;
-
Contabilização de Jobs; Contabilização de Jobs;
Todos esses benefícios acabam tendo um valor indiscutível para a empresa contratante, que pode operar despreocupada e sem dor de cabeça, pois terá equipamentos de ponta, assistência em tempo real e grande economia nos serviços (no mínimo 30%).
Os funcionários também irão operar sem complicações, com total gerenciamento de seus arquivos impressos ou digitalizados.
Esta matéria foi escrita por Carlos Eduardo R. Pagnan – Executivo de Negócios MGITECH.
Envie um comentário