A sigla POD, apesar de ser oriunda da expressão em inglês proof of delivery, já é bem popular no mercado brasileiro.
Seu significado não tem segredo: é “confirmação de entrega”, sua tradução literal. Porém, há mais informações por detrás da expressão, e conhecê-las contribui para o bom andamento dos negócios.
Uma mercadoria recebe esse tipo de confirmação quando chega a seu destino final. Feito antigamente por meio de uma assinatura manual ou carimbo, esse atestado hoje pode ser digital.
Os benefícios são evidentes: além de haver menos burocracia, há a redução de erros característicos dos sistemas manuais, que oferecem pouca eficiência.
Isso ocorre porque um sistema de POD pode conter muito mais detalhes da transação realizada, como informações do pedido de compra, dados da entrega, especificações e valores.
Todo o processo, claro, é acompanhado por um software de gestão. Há um monitoramento em tempo real, que permite o acompanhamento da entrega e o contato com a equipe que realiza o trabalho.
Assim, é possível realizar uma interação maior com o processo e obter um panorama completo da cadeia de abastecimento e do estado das entregas.
Acabam, portanto, as informações duplicadas ou mesmo o extravio de dados devido a rasuras ou canhotos perdidos. Também se deixa de perder o tempo com retrabalho, já que os dados registrados em mãos, antes, tinham que ser inseridos no computador.
Os sistemas de gestão podem ser integrados, e isso reduz ainda mais a chance de erros no processo. Com a consulta de informações em tempo real, o gestor pode fazer mudanças no trâmite, tomando decisões que impactem positivamente no andamento das atividades e, como consequência, no bom andamento dos negócios. Há mais agilidade e precisão.
Com o POD, cada entrega é feita de forma direta e com assertividade, e há o cumprimento dos contratos de nível de serviço.
Na prática, caem os custos com segundas entregas, que deixam de ser corriqueiras, e há menos necessidade de se investir em gestão.
O POD se define, assim, como uma ferramenta que garante as atividades de entrega para todos os lados – distribuidor, varejista e cliente.
Se sua empresa depende de entrega de produtos, pesquise sobre os melhores sistemas de POD para gerir o seu negócio, reduzir custos e conquistar a credibilidade dos clientes.
Com inteligência, a entrega pode se tornar um processo automatizado, livre de problemas. Informe-se!
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