HOME
Leonardo Calandriello

Fabricado desde a década de 60, é um dos tipos de vidro mais resistente e tecnológico que existe até hoje. Além de sua historia, vamos entender melhor como funciona e o que é Gorilla Glass no post de hoje.

Inicialmente criado com o nome de Chemcor, esse tipo de vidro bem mais resistente que vidro comum era utilizado em aplicações comerciais e industriais, inclusive na indústria automotiva, na aviação e na indústria farmacêutica, até o início da década de 1990. Com o surgimento dos primeiros celulares com tela de vidro, por volta de 2005, a Corning, fabricante do Gorilla Glass considerou este mercado uma fabulosa oportunidade.

Utilizando a tecnologia do Chemcor, a Corning teve que fazer vários experimentos e modificações na fórmula e no processo para conseguir chegar a um vidro mais resistente, durável, com folhas uniformes, mais finas e claro, com a superfície perfeitamente lisa. A esse novo composto, a Corning deu o nome de Gorilla Glass.

O processo de fabricação é descrito no site da Corning: “o vidro é colocado em um banho quente de sal derretido a uma temperatura de aproximadamente 400ºC. Íons menores de sódio se desprendem do vidro, e são substituídos por íons maiores de potássio do banho de sal. Estes íons maiores ocupam mais espaço e se comprimem com o resfriamento do vidro, produzindo uma camada comprimida sobre a superfície do vidro. A composição peculiar do Gorilla Glass permite que os íons de potássio se espalhem por toda a superfície, provocando uma elevada compressão no interior do vidro. Esta camada de compressão cria uma superfície mais resistente aos danos do uso diário”. A imagem abaixo ilustra esse processo:

O que é Gorilla Glass

Hoje em dia muitos produtos eletronicos utilizam Gorilla Glass, principalmente no display. Mas os celulares e tablets touchscreen são a grande maioria que o utiliza em sua tela sensível ao toque.

Além da resistência a arranhões do uso diário, quedas e impacto, o Gorilla Glass é uma substancia que não prejudica o meio ambiente, devido a sua composição de silicato de alumínio com soluções alcalinas. Pode ser limpo facilmente sem prejudicar o material ou mesmo a tela do equipamento.

Veja na imagem abaixo a comparação do teste de resistência a curvatura de um vidro comum com o Gorilla Glass:

 

O que é Gorilla Glass

Os tablets robustos da Motion Computing são equipamentos pioneiros no uso do Gorilla Glass. Assista ao vídeo do teste de resistência a impacto do Gorilla Glass no tablet F5v:

http://www.motioncomputing.com/choose/spec_gorilla_glass.htm

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado