HOME
MGITECH

Continuando a serie de artigos sobre o melhor tablet para as empresas, falaremos hoje sobre tablets de alta disponibilidade.

tablets de alta disponibilidade

Quando falamos de tablets corporativos o foco sempre são as empresas, porém dentro desse ambiente existem diversas situações que demandam soluções distintas. Uma coisa é um executivo utilizando o tablet como dispositivo de maior mobilidade que um notebook, outra coisa é um colaborador do chão de fábrica utilizar o tablet em um ambiente agressivo onde qualquer falha em suas ferramentas de trabalho causam grandes prejuízos à empresa. Nesse cenário vamos dividir os tablets corporativos em duas categorias, os tablets de baixa disponibilidade, os quais operam em ambientes não agressivos e com funções que não são críticas e os tablets de alta disponibilidade, que operam em ambientes agressivos e em atividades cruciais para a empresa.

Muita gente gosta de chamar esse tipo de dispositivo de tablet robusto, eu já acho que o termo mais adequado é de alta disponibilidade, pois a robustez é apenas uma das características que faz dele um equipamento com tempo de parada muito baixo. Entendo que além de ser resistente aos acidentes e agressividades de um ambiente hostil, o hardware precisa ter um contrato de SLA de reparo, recursos que permitam suporte seguro e de baixo custo, acessórios que maximizam suas funcionalidades e maior capacidade de processamento. Alta disponibilidade nada mais é do que ter um equipamento que sempre atenda todas as necessidades operacionais para as quais foi alocado, no exato momento que é demandado pelo usuário.

Falando da robustez, existem dois parâmetros que nos ajudam a classificar um equipamento nesse sentido, resistência a quedas e grau de selagem (ex. IP54), para definir qual o melhor dispositivo nesse ponto é importante entender quão agressivo é o ambiente de trabalho, quais as chances de choques acidentais e qual a exposição a poeira e água. Futuramente faremos um post específico sobre esse assunto.

Um caso bastante agressivo é a utilização de tablets por mineradoras, pois o ambiente é muito agressivo, com alta possibilidade de choques acidentais do equipamento e grandes chances de contato com muita poeira e água, dessa forma, ter um tablet robusto com uma alta selagem e uma boa resistência a quedas é muito importante.

Tendo em vista que cada vez mais as empresas precisam otimizar seus processos e ter sua equipe de TI focada em planejamento e não suporte é muito importante ter um contrato de SLA, pois dessa forma consegue-se saber exatamente qual o investimento em manutenção e/ou suporte do produto pelo período de vida útil do equipamento. Hoje em dia existem contratos que cobrem inclusive mau uso, o que traz um controle maior dos gastos com reparo. Ter o equipamento com um sistema operacional compatível com o que já é utilizado pela empresa também ajuda muito a reduzir os custos, velocidade de suporte e adequação de sistemas, além de facilitar a proteção das informações.

Podemos citar um bom exemplo disso na utilização de tablets no varejo, na maioria das vezes esse tipo de equipamento deverá ser usado em diversas operações diferentes dentro da loja, o fato de rodar o mesmo sistema operacional que os micros, permite um baixo custo de migração dos aplicativos e manutenção dos equipamentos, além de garantir total compatibilidade com as políticas de segurança que são aplicadas nos computadores convencionais. Com a adoção dessa ferramenta, os processos do dia a dia ficarão cada vez mais dependentes dos tablets e ter um SLA de reparo rápido evitará a perda de vendas por indisponibilidade dos dispositivos.

Outro ponto muito importante são os acessórios, já que na maioria das vezes operações críticas exigem recursos mais específicos e complementares, como é o caso de uma doca veicular robusta, uma bateria extra que permite operar o equipamento 24x7, uma capa que ajuda a proteger o dispositivo e traz mais ergonomia ao usuário e até uma doca de esterilização rápida para utilização de tablets em hospitais. Tudo isso traz um ganho gigantesco de produtividade quando analisámos com muito critério dentro do projeto e pessoalmente considero um dos pontos mais importantes em diversas aplicações.

Um case interessante da utilização de acessórios é em uma aplicação de controle do fornecimento de ração para gado confinado onde utiliza-se um tablet Motion F5v dentro de um caminhão acoplado a uma doca veicular robusta que o conecta a alimentação do veículo, a um leitor de RFID e a balança, onde além de ser um acessório para ligar outros dispositivos ele ajuda na segurança do motorista ao utilizar o equipamento e absorve parte do impacto proveniente da alta vibração do caminhão. Também é utilizada uma fonte veicular robusta que protege o tablet de picos de corrente e possui uma grande resistência mecânica a torções e desgaste dos cabos.

Por último e não menos importante, muitas operações demandam mobilidade com alta performance, pois são sistemas muito mais pesados que aplicativos web ou simplesmente verificar e-mails e utilizando-se um equipamento limitado, trará sérios prejuízos de produtividade e uma péssima experiência  aos usuários.


tablets de alta disponibilidade

Um exemplo é na utilização de tablets para gestão de obras onde muitas vezes o engenheiro precisa abrir diversos PDFs, abrir arquivos do AutoCAD, tirar fotos e editar tudo isso, com certeza será necessário um equipamento com muita capacidade de processamento pois caso contrário o profissional será muito mais rápido que a máquina.

Por tudo isso acho muito importante levar em conta todos esses pontos quando forem definir qual tablet utilizar para as necessidades do seu projeto, encontrando assim o menor TCO (custo total de propriedade) possível. Muitos fabricantes buscam posicionar os tablets corporativos como aderentes a todas as aplicações dentro de uma empresa, mas será que apenas rodar Windows ou ser robusto é o suficiente? Algumas vezes sim, mas muitas vezes não.

 

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado