As operações logísticas estão mais modernas, rápidas e digitalizadas. O que permite proporcionar maior controle sobre o transporte, a aquisição, a movimentação, a armazenagem e a entrega de produtos.
Afinal, todas essas atividades precisam de atenção máxima, de forma com que as diferentes etapas sejam realizadas de forma eficiente e sem erros. No entanto, ainda há muitas empresas que optam por continuar utilizando processos manuais.
Essa alternativa impacta diretamente os custos, produtividade e facilita a perda de informações importantes com o uso de papéis. Isso sem contar com as possibilidades de falhas que equipamentos e sistemas desatualizados podem gerar.
Por outro lado, ao contar com o auxílio de parceiros especializados e tecnologias adequadas, a logística certamente pode se tornar mais assertiva e inteligente. No decorrer do artigo, falaremos sobre como isso pode ser feito na prática.
Logística 4.0: o próximo passo para processos modernos
Com o avanço dos recursos tecnológicos nas mais diversas áreas, novos conceitos foram surgindo.
Um deles é o de logística 4.0, que está ligada a um alto nível de automatização de processos, digitalização de tarefas, rapidez no compartilhamento de informações entre os times e mais inteligência e agilidade na tomada de decisão.
Entre as tecnologias integradas estão a inteligência artificial (IA), machine learning, big data e internet das coisas (IoT).
Tendências como os softwares de gerenciamento de transporte (TMS), veículos autônomos para movimentação de mercadorias em armazéns, uso de apps para o planejamento de entregas, roteirização com o auxílio de machine learning e automação logística já fazem parte da rotina de diversas organizações.
Entre os benefícios de ter as operações logísticas automatizadas estão a melhoria na análise de dados, otimização de estratégia de negócio, maior satisfação do cliente, diminuição do tempo dedicado a várias tarefas e integração da cadeia de suprimentos.
TeamViewer em ação: logística aumentada para produtividade em armazéns
Diante dos desafios enfrentados pelas empresas, junto às tecnologias capazes de otimizar as operações logísticas, a MGITECH possui parceria com o TeamViewer, trazendo um conjunto de equipamentos e tecnologias capazes de trazer uma nova forma de pensar e estruturar o setor. Eles ajudam a superar obstáculos de gestão e força de trabalho como:
- Altos custos por erros humanos;
- Hardware e software inflexíveis e caros;
- Pouca eficiência no processo de picking;
- Grande quantidade de informações a serem processadas pelos operadores;
- Desconforto físico, tarefas repetitivas e tecnologia desatualizada;
- Muito tempo de treinamento.
Essa solução logística, pronta para uso xPick, oferece suporte em todas as operações, incluindo processos, armazém, força de trabalho e back-end. Como resultado, é possível obter um ambiente de trabalho mais produtivo, ágil e digitalizado.
Os óculos inteligentes, combinados a scanners vestíveis, proporcionam maior ergonomia em processos logísticos, a partir de recursos como design robusto, alto-falantes internos e entrada de áudio, câmera de alta resolução, microfones com cancelamento de ruídos, Wi-Fi e bluetooth e exibição não obstrutiva flexível (olho esquerdo e direito).
Com a implementação da logística, cria-se um sistema eficaz, de qualidade e inovação, trazendo inúmeros benefícios práticos e internos para a evolução da empresa. Modernizar esses processos permite empregar:
- Velocidade: até 15% mais produtividade, em média;
- Qualidade: 99,99% de precisão;
- Insights: sem necessidade de papel para separação;
- Colaboradores: maior satisfação da força de trabalho.
Confira algumas maneiras que empresas podem integrar os vestíveis em seus processos:
Entrada: facilidade no manuseio de mercadorias recebidas, reembalagem e armazenamento de mercadorias;
Inventário: otimizando o reabastecimento, arrumação e contagens de inventário e ciclo;
Pedidos: trazendo mais assertividade para a separação, sequenciamento e montagem de kits;
Expedição: proporcionando rapidez e eficiência para o empacotamento de produtos, evitando assim erros que possam gerar custos desnecessários.
A partir da utilização da solução nas operações logísticas, é uma questão de tempo até o alinhamento e sucesso dos processos.
MGITECH + TeamViewer
Há 30 anos no mercado, a MGITECH cria e fornece soluções que conectam o mundo físico ao digital. Isso é feito através da combinação de equipamentos (tablets, smartphones, coletores de dados e terminais) e acessórios, serviços e softwares, permitindo assim que equipes possam acessar e coletar informações em campo de forma simples, rápida, mais automatizada e com alta disponibilidade.
Já o TeamViewer é um software desenvolvido para acessar, operar e fazer manutenção de computadores e outros dispositivos, como as tecnologias vestíveis, remotamente.
Juntas, as duas empresas, que estão entre as mais experientes em seus ramos de atuação, buscam ajudar as corporações a otimizarem as suas operações, refletindo-se em aumento da produtividade, eficiência e melhores resultados.
Para saber mais sobre como podemos auxiliar o seu negócio, entre em contato com nossos especialistas.
Envie um comentário