O dia a dia do varejo é extremamente dinâmico e, por isso, manter-se informado sobre as inovações e melhores práticas do setor pode ser um grande desafio. Trade Marketing, especificamente, é um tema que não se encontra no cotidiano da grande mídia e, assim, cabe a blogs especializados a missão de informar sobre o que está acontecendo no setor.
Equipes de vendas, equipes de promotores e agências de Trade Marketing têm esses blogs em suas listas de favoritos e, a partir das notícias e dos comentários, criam uma comunidade em torno do tema. Por isso, acompanhar o que está sendo discutido nesses blogs é também uma oportunidade de conhecer outras pessoas e trocar ideias a respeito do assunto, o que contribui para seu crescimento profissional.
Seguem então nossas sugestões de blogs de Trade Marketing que todo profissional de varejo deve acompanhar:
O Implantando Marketing é um projeto colaborativo que nasceu em 2011 com o objetivo de orientar, informar e prestar consultoria sobre ferramentas e novidades nas áreas de marketing e comunicação empresarial. Reunindo profissionais de várias regiões do país como colaboradores, o site oferece uma visão global do que acontece no setor. Contando com profissionais de mercado e acadêmicos, também traz visões complementares sobre o tema, contribuindo para uma discussão mais rica. O blog conta com uma área específica para marketing de varejo.
O MTM, criado em 2008 por um grupo de profissionais das áreas de Trade Marketing, Marketing e Vendas de Minas Gerais, discute o Trade Marketing e os temas relacionados a ele. Liderado por Christian Manduca, apresenta vídeos e links para muito conteúdo, publicado em outros veículos de comunicação. Dessa forma, funciona como um centralizador de informações sobre Trade Marketing a nível nacional.
O Mundo do Marketing é hoje o principal veículo online especializado em Marketing do mercado brasileiro. Criado pelo jornalista Bruno Mello há dez anos, é atualmente mais que um portal de notícias: posiciona-se como uma ferramenta de inteligência para pequenas, médias e grandes empresas na tomada de decisões que possam fazer a diferença nas organizações. Com estudos de mercado, conteúdo em áudio, vídeo e texto, e ações de branded content, possui um imenso conteúdo disponível apenas para assinantes e uma forte presença nas mídias sociais.
É uma das mais amplas plataformas de inteligência para o varejo do mercado brasileiro. Reunindo mais de 30 colaboradores de diversas áreas de conhecimento, O Negócio do Varejo é um espaço para informação e troca de ideias sobre o varejo, de uma forma completa, por meio da disseminação de conteúdo relevante e atualizado, melhores práticas e tendências. Atuando de forma colaborativa, alguns dos principais especialistas em varejo tratam de temas que vão do marketing (e do Trade Marketing) às tendências globais de inovação.
Buscar informação nos sites de fornecedores de soluções para o varejo também é uma boa forma de se manter atualizado sobre o que acontece no setor. Nesse sentido, a Tradeforce conta com um dos blogs mais completos do País, com informações relevantes sobre diversos aspectos do Trade Marketing, como inteligência, tecnologia, gestão, auditoria e atendimento ao cliente.
A Trade é uma agência de comunicação e marketing há mais de 20 anos no mercado. Seu blog é uma fonte intensa de inspiração sobre ações de marketing digital, branding, publicidade e PDV, com dicas e informações para quem quer estar atualizado sobre o tema.
E você? Tem alguma sugestão de blog para trade marketing? Compartilhe conosco
Envie um comentário